PUBLICIDADE

Próxima chuva de meteoros poderá ser vista do hemisfério sul; saiba quando

Devido à baixa visibilidade, não será possível observar o fenômeno do Brasil

7 dez 2023 - 15h03
Compartilhar
Exibir comentários
Pico deve acontecer no dia 12 de dezembro
Pico deve acontecer no dia 12 de dezembro
Foto: Wikipedia

Uma nova chuva de meteoros poderá ser observada na próxima semana, nos céus do hemisfério sul. É esperado que ela atinja o pico na terça-feira (12), entre 5h e 9h30 da manhã, pelo horário de Brasília.

A descoberta foi feita pelo meteorologista Jeremie Vaubaillon, do Observatório de Paris, na França.

Em um artigo publicado na revista de pré-impressão arXiv, Vaubaillon afirma que a chuva de meteoros deve ter como fonte de detritos o cometa 46P/Wirtanen, mais conhecido como Cometa do Natal.

O cometa, que tem diâmetro estimado em 1,2 km, tem um período orbital de 5,4 anos. Em sua última aparição, em dezembro de 2018, ele passou a uma distância de pouco mais de 11 milhões de km da Terra, o que dá trinta vezes a distância para a Lua.

Segundo os modelos matemáticos, a Terra teria encontrado a trilha de detritos destruídos pelo cometa ao menos nos anos de 2007 e 2018, o que poderia ter gerado chuvas de meteoros, mas que nunca foram catalogadas oficialmente.

Será visível do Brasil?

O artigo ressaltaa que as observações serão um desafio devido à baixa velocidade de entrada e aos tamanhos relativamente pequenos dos meteoroides na Terra. O mesmo ocorre no Brasil.

Agora os sortudos estarão do outro lado do continente: o melhor local para se observar será a Austrália, com visivilidade também na Indonésia e Nova Zelândia.

“Mesmo assim, incentivamos os entusiastas de meteoros a observações científicas e a realizarem seus relatórios para a Organização Internacional de Meteoros (IMO)”, diz o artigo.

Para observar a nova chuva de meteoros, é recomendado encontrar um local escuro e longe das luzes da cidade. O ideal é usar binóculos ou um telescópio para aumentar a visibilidade dos meteoros.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade