Poucas pessoas sabem para que servem as "bolas de basquete" dos cabos de alta tensão: são uma forma simples de salvar vidas
Elas se chamam esferas de balizamento e não têm uma função elétrica; são regulamentadas pela Aviação Civil
Com certeza você já reparou nelas em alguma viagem de carro, indo para o aeroporto, etc... Elas são bolas grandes, bem laranjas ou vermelhas, que você vê penduradas nos fios mais altos de energia. Podem até parecer algum aparelho elétrico complicado, mas na verdade são bem mais simples do que parecem.
Elas servem para salvar vidas. Longe de serem um componente elétrico, essas esferas têm uma função simples regulamentada por normas aeronáuticas internacionais. Elas não têm nada a ver com a gestão da eletricidade que circula pelos cabos. A missão delas é serem vistas.
Balizas de sinalização
O nome técnico dessas bolas é balizas de sinalização visual esféricas ou, para os mais próximos, esferas de balizamento. O objetivo delas é sinalizar a presença de fiação elétrica para pilotos de aeronaves que voam em baixa altitude: helicópteros, aviões leves, aviões de fumigação ou de serviços de emergência, balões de ar quente, etc.
Em condições de pouca visibilidade, com a luz do amanhecer ou do entardecer, ou simplesmente pela espessura dos próprios cabos, uma linha de alta tensão pode se tornar praticamente invisível contra o fundo do terreno ou do céu, o que representa um risco de colisão catastrófico. As esferas, com suas cores vivas e tamanho considerável, quebram a camuflagem da fiação elétrica e alertam os pilotos sobre um obstáculo que poderia ser uma armadilha mortal.
Reguladas pela Aviação Civil
Sua instalação é obrigatória em zonas de risco especial, conforme a ...
Matérias relacionadas