Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que fazemos resoluções de Ano Novo e não cumprimos? A ciência explica

Dia 31 de dezembro é a vez da listinha com promessas para o ano novo. Mas será que estamos fazendo isso do jeito certo?

31 dez 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Balança
Balança
Foto: Unsplash

Quantas vezes você já definiu objetivos para o ano novo? Emagrecer, praticar mais atividades físicas, ser mais saudável, economizar dinheiro, ler mais livros, estudar mais, dedicar-se a um novo hobby, viajar mais, ver mais a família. A lista é enorme. Mas por que prometemos tanto e cumprimos tão pouco? A ciência pode explicar por que nos boicotamos quando vira o calendário.

Segundo pesquisadores da Universidade Washington em Saint Louis (EUA), mais de 35% dos norte-americanos dizem fazer promessas para o próximo ano. E, mais difícil do que começar a cumprir as promessas é mantê-las.

"Preparar-se para o sucesso e manter um objetivo é difícil", diz Sydney E. Scott, professora assistente de marketing da universidade. "Mas a questão é a sua força de vontade, ou o seu plano?", provoca.

Os estudos da universidade mostram que as pessoas costumam ser flexíveis com suas metas, mas são rígidas quando cobram resultados de amigos ou parentes. "Se você é como muitas pessoas, você não aconselhará seu amigo para ser flexível; em vez disso, sugerirá que determine os detalhes de seu plano com antecedência", diz Scott.

Ou seja, nós sabemos qual é a melhor forma de atingirmos os nossos objetivos, mas preferimos dar “aquele jeitinho” e burlar as regras.

Segundo outra professora do estudo,  Elanor F. Williams, as pessoas optam pela flexibilidade em seus próprios planos porque a acham mais atraente. "As pessoas gostam da ideia de ter algum espaço de manobra em seus planos", diz. "Mas suas recomendações aos outros revelam que elas sabem que é menos eficaz ser flexível do que ter um plano mais estruturado."

Agora é a sua vez

Ano Novo
Ano Novo
Foto: Unsplash

A redação Byte acredita que desta vez você vai sim cumprir suas promessas de ano novo e preparou algumas dicas para você terminar 2023 melhor do que terminou 2022. Confira:

  • Saiba o que prometer: quanto mais específica for sua resolução, mais fácil será para você cumpri-la. Em vez de dizer "quero ser mais ativo", tente definir algo mais concreto, como "quero ir à academia três vezes por semana".
  • Planeje: Determine como você vai alcançar o seu objetivo e o que precisa ser feito para isso. Lembre-se de que o caminho até a sua meta pode ser longo e, às vezes, cansativo.
  • Tenha paciência: Mudar hábitos pode levar tempo, então seja paciente e não desista se não alcançar sua resolução imediatamente. Aceite que pode haver obstáculo e aprenda com ele.
  • Encontre um parceiro de motivação: Compartilhar suas metas com outra pessoa pode ajudá-lo a ficar motivado e no caminho certo. Encontre alguém que tenha metas semelhantes e incentivem-se mutuamente.
  • Seja gentil consigo mesmo: Não se culpe por falhas ou deslizes. Em vez disso, procure maneiras de se adaptar e continuar avançando em direção ao seu objetivo.

Lembre-se de que o mais importante é ser consistente e persistente. Se você continuar trabalhando no caminho certo — com um passo por vez — alcançará os seus objetivos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade