PUBLICIDADE

Por que as hélices de helicópteros parecem "paradas" em voo?

Alguns fatores como o efeito estroboscópico, distância e velocidade da hélice podem contribuir

20 set 2023 - 16h17
(atualizado em 23/9/2023 às 08h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Velocidade, distância e efeito estroboscópico podem contribuir para enxergarmos as hélices "paradas"
Velocidade, distância e efeito estroboscópico podem contribuir para enxergarmos as hélices "paradas"
Foto: Airbus

Um vídeo viral capturou a incrível ilusão de hélices aparentemente imóveis em um helicóptero sobrevoando um campo gramado em Lampang, na Tailândia, em 8 de setembro. A curiosa impressão visual é causada pelo fenômeno conhecido como efeito estroboscópico.

No caso desse vídeo, o helicóptero em questão é um Airbus H175 da Polícia Real Tailandesa. Ele estava pairando a cerca de 15 metros acima do solo, se preparando para o pouso. As imagens foram reveladas pela agência de notícia Reuters.

As hélices, na realidade, estavam em pleno movimento, mas a sincronia entre sua rotação e a taxa de quadros da câmera criou essa impressionante e surpreendente ilusão de ótica.

Helicóptero chega ao Brasil dentro do avião Beluga; veja detalhes Helicóptero chega ao Brasil dentro do avião Beluga; veja detalhes

Como isso acontece

A percepção de hélices de helicóptero aparentemente paradas ou em movimento lento, devido ao efeito estroboscópico, é influenciada por vários fatores. Alguns deles são a velocidade de rotação das asas, a taxa de captura de quadros da câmera e a distância entre o observador e o objeto em movimento.

Essa ilusão de ótica ocorre quando as pás do rotor giram a uma velocidade próxima ou igual à taxa de captura de quadros da câmera, criando uma sincronia entre a rotação das hélices e o obturador da câmera.

Dessa forma, em cada quadro capturado pela câmera, as pás parecem estar na mesma posição, criando a ilusão de que estão paradas ou se movendo muito lentamente.

Quanto mais a velocidade de rotação das hélices estiver dentro da taxa de quadros da câmera, maior será a probabilidade de ocorrer essa ilusão.

Além disso, a distância entre o observador e o helicóptero também desempenha um papel importante, pois afeta o ângulo de visão e a percepção do movimento das pás. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade