Pontos de Wi-Fi públicos estão em mais da metade das cidades do Brasil, mas especialistas alertam para riscos
Conexões públicas aumentam vulnerabilidade de usuários, que podem ser alvos de hackers e golpistas Ameaça é desafio de segurança para empresas que lidam com dados sigilosos e negociações financeiras
O acesso à internet sem fio quase ininterrupto ao longo do dia já é uma realidade para muita gente ao redor no mundo, inclusive no Brasil. Por aqui, para resolver a falta de conectividade wi-fi em regiões onde ele ainda é escasso, por exemplo, o Ministério das Comunicações tem em prática o Programa Wi-Fi Brasil, direcionado para levar serviço de internet banda larga sem fio a lugares não atendidos por operadoras de internet.
O acesso frequente a diferentes redes é tão comum, que já mostramos por aqui como ver as senhas de Wi-Fi salvas no seu celular para poder gerir diferentes redes. E essa tecnologia deve melhorar ainda mais com a chegada do Wi-Fi 8, que já está em desenvolvimento e vai trazer vantagens de segurança e confiabilidade, como já mostramos no Xataka Brasil.
Segundo levantamento de 2023 do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 54% das cidades brasileiras com até 100 mil habitantes oferecem Wi-Fi em locais públicos, um aumento de 6% em comparação com a mesma pesquisa realizada dois anos antes, em 2021. Já quando se trata apenas de municípios com mais de meio milhão de habitantes, o número chega a 80%.
O avanço dos pontos de Wi-Fi públicos, no entanto, leva a algumas preocupações com segurança. Não é à toa que alguns especialistas sugerem opções como desligar o Wi-Fi do celular durante a noite ou Veja mais
Matérias relacionadas
Nova fase do Celular Seguro amplia combate ao roubo de celulares no Brasil
Amira é a coisa mais perturbadora do MWC: um robô ultrarrealista com pele sintética que reage a nós