Pix do Brics: o que é, como funciona e eu vou poder usar pra comprar "brusinha"?
Iniciativa busca facilitar transações internacionais entre países emergentes do bloco, mas desperta reação dos EUA ao ameaçar domínio da moeda americana
O BRICS, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros países emergentes, está desenvolvendo a criação de um sistema próprio de pagamentos instantâneos, chamado de BRICS Pay, como se fosse um "pix do Brics". A iniciativa, ainda em fase de testes, tem por objetivo facilitar transferências internacionais entre os países do bloco, reduzir custos e oferecer mais segurança nas transações.
Apesar de ainda não ser um projeto oficial, a proposta já está chamando atenção de outros países. Ao criar uma alternativa que diminui a dependência do dólar, o BRICS incomoda diretamente os Estados Unidos e virou alvo de críticas do presidente Donald Trump.
O que é o pix do BRICS?
O BRICS Pay é uma plataforma de pagamentos criada para permitir transferências rápidas, seguras e mais baratas entre os países do bloco. A proposta surgiu da Rússia, mas vem sendo discutida no Conselho Empresarial dos BRICS, onde cada país apresenta ideias para aproximar os sistemas financeiros.
Apesar de ser chamado de "Pix global", o projeto não é uma moeda única e nem substitui os sistemas já existentes, como o pix brasileiro. Na verdade, o BRICS Pay é uma ferramenta complementar, pensada para aumentar a eficiência nas transações entre os 11 países que hoje fazem parte do grupo, entre eles Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos, que ingressaram em 2024.
Por enquanto, não há consenso oficial entre os governos. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), que representa o Brasil, ...
Matérias relacionadas
Você faz café e muitas vezes tem um gosto ruim? A razão está por trás desta peça da cafeteira
A guerra pelo HDMI da sua TV: Roku ataca mercado brasileiro com novos sticks potentes e discretos