Pista curta, montanhas e falta de Sistema de Pouso por Instrumentos: apenas 50 pilotos estão certificados para pousar neste aeroporto
Trata-se do Aeroporto Internacional de Paro, que está rodeado por montanhas de até 5.000 m
Nem todos os aeroportos do mundo apresentam o mesmo nível de dificuldade para aterrissar. Alguns são especialmente desafiadores — o Aeroporto Internacional de Paro, no Butão, é um deles. Segundo o experiente comandante Chimi Dorji, em entrevista à CNN, apenas cerca de 50 pilotos possuem a certificação necessária para pousar nessa parte do planeta. O motivo: uma combinação bastante peculiar de condições operacionais e aspectos geográficos.
O Aeroporto Internacional de Paro está rodeado por enormes montanhas de até 5.000 m de altura. Aqui surge a primeira dificuldade para o desenvolvimento da atividade aeronáutica na região — o terreno limita enormemente as atividades de aproximação e fuga dos pilotos. Mas isso não é tudo. A pista de 2.265 m não é muito extensa e, além disso, só é visível em um momento bem avançado da aproximação.
Um pouso desafiador
Quando o avião se aproxima do aeroporto, ele deve realizar uma curva acentuada nas etapas finais do pouso. Vale destacar que esse procedimento é feito de maneira completamente manual. Os pilotos não contam com a ajuda do Instrumental Landing System (ILS). Estamos falando de um sistema de pouso com visibilidade reduzida que fornece orientações verticais e horizontais até alguns poucos metros antes do toque na pista.
Além disso, o sistema não funciona apenas com os instrumentos do avião, sendo necessária uma infraestrutura específica em terra, como antenas localizadoras. Os pilotos, por outro lado, contam com o Very ...
Matérias relacionadas
Este é o personagem de Dragon Ball que Akira Toriyama se arrependeu de ter criado
Em que ordem assistir a saga 'O Senhor dos Anéis': da cronológica à ordem em que foram lançados