Piloto automático dos carros da Tesla já é responsável por 19 mortes
De 2013 até agora foram 348 óbitos causados por veículos Tesla, sendo 19 atribuídos a falhas em seu piloto automático
Cerca de 70% dos acidentes causados por carros autônomos entre junho de 2021 e maio de 2022 nos Estados Unidos foram causados por um Tesla. Ao todo, foram 392 acidentes registrados — 273 envolvendo o carro da empresa de Elon Musk. Os dados são da Agência de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA, em inglês).
Além disso, o site Tesla Deaths se dedica a contabilizar as mortes causadas por veículos da montadora. Até agora foram 348 óbitos desde 2013, sendo 19 atribuídos a falhas em seu piloto automático — recurso lançado em 2015.
Segundo a NHTSA, os números são inconclusivos com relação à segurança da tecnologia. Vários relatórios podem ter sido relacionados a um mesmo acidente.
Um outro ponto é que, para contar como um erro do veículo, o assistente de direção teria de estar ativo há, pelo menos, 30 segundos antes da colisão. Os acidentes registrados envolveram, exclusivamente, pedestres ou ciclistas. Entram na conta se uma pessoa foi levada ao hospital ou se o sistema de airbags do veículo foi ativado.
Ao todo, 11 fabricantes com serviço de direção autônoma foram citados. Depois da Tesla, a Honda aparece em segundo lugar com 90 incidentes.
Os níveis de automação
Para entrar nas estatísticas apuradas, o veículo deve contar com assistência de direção de Nível 2, com automação parcial. Ele é capaz de acelerar e desacelerar o veículo e controlar o volante de forma independente.
Tanta facilidade pode confundir o condutor. Mesmo com esse controle baseado em sensores e inteligência artificial, o motorista deve ficar atento para assumir o comando do veículo a qualquer momento.
Os três primeiros níveis de automação precisam de atenção constante de um motorista: Nível 0 (sem automação), Nível 1 (direção assistida), Nível 2 (automação parcial). A partir disso, temos o Nível 3 (automação condicional), Nível 4 (automação avançada) e Nível 5 (automação total). Esses três últimos podem circular sem precisar de um motorista atento.