Pesquisadores usam IA para criar modelos 3D de bairros "fantasmas"
Projeto mapeou bairros antes de mudanças estruturais; objetivo é comparar diferenças de urbanização e trazer memória em 3D
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, desenvolveram um método para criar modelos digitais 3D de bairros "fantasmas". O estudo foi publicado na Plos One na quarta-feira (28).
Usando inteligência artificial e mapas da Sanborn Fire Insurance, uma empresa que fazia registros para a prevenção de incêndios, eles reconstruiram dois bairros em Columbus, Ohio, que haviam sido demolidos para a construção de rodovias.
O projeto tem como objetivo principal analisar e estudar a estrutura de bairros históricos antes das transformações urbanas. Além disso permite que as pessoas explorem virtualmente seus antigos bairros, vivenciando como eles eram décadas atrás.
Segundo os pesquisadores, o ambiente digital tem correspondência de 90% com a realidade da época no bairro. Foram processados dados de detalhes sobre os prédios, incluindo localização, pegada ambiental, número de andares, materiais de construção e uso principal.
Também é possível recriar locais perdidos devido a desastres naturais e renovação urbana, além de mapear o despovoamento e outros tipos de mudanças nos bairros.
Segundo os cientistas envolvidos no projeto, o método pode ser usado para desenvolver modelos digitais 3D para qualquer uma das cerca de 12 mil cidades e vilas americanas das quais a Sanborn tem mapas.