Parece ficção científica, mas não é: a China equipou seus guardas com óculos que 'veem tudo' e identificam motoristas em tempo real
Dispositivos com inteligência artificial aceleram abordagens e reduzem conflitos no trânsito
Óculos inteligentes que são capazes de reconhecer pessoas e objetos parece até coisa de filmes futuristas ou de ficção científica, mas por incrível que pareça, essa tecnologia já existe na China. Em Changsha, uma cidade marcada pela história e modernidade, os guardas de trânsito passaram a usar óculos inteligentes equipados com inteligência artificial que, em questão de segundos,identificam veículos e acessam dados oficiais. O objetivo é acelerar fiscalizações, reduzir conflitos nas abordagens e tornar o controle do tráfego mais eficiente no dia a dia das ruas da cidade.
A iniciativa faz parte de um movimento de digitalização da segurança pública no país. A China já vinha testando dispositivos semelhantes com IA há alguns anos, inclusive durante a pandemia, quando foram usadas para detectar febre em locais públicos. Os modelos de agora foram desenvolvidos pela Rokid, empresa chinesa especializada em realidade aumentada e dispositivos com inteligência artificial.
Como funcionam os óculos inteligentes usados no trânsito?
Os dispositivos foram distribuídos aos agentes da linha de frente do Departamento de Gestão de Tráfego Municipal no dia 13 de dezembro. Visualmente, eles são muito parecidos com os óculos de grau tradicionais, mas por trás da aparência discreta, eles vêm equipados com uma câmera grande angular de 12 megapixels e algoritmos avançados de estabilização de imagem, que conseguem captar informações mesmo em movimento ou no trânsito intenso.
Mas como ele funciona de ...
Matérias relacionadas
Para encarar de frente o Nano Banana Pro, OpenAI lança o novo ChatGPT Images