Paralisado há 8 anos, homem com chip de Elon Musk no cérebro controla computador só com o pensamento
Noland Arbaugh perdeu os movimentos em um acidente de mergulho e decidiu ser cobaia do chip de Elon Musk
Controlar um computador com a força do pensamento pode parecer ficção científica ou algo sobrenatural, mas, surpreendentemente, isso realmente já está sendo possível com os avanços da tecnologia. Em janeiro de 2024, o americano Noland Arbaugh decidiu se tornar o primeiro cobaia a implantar um chip cerebral criado pela Neuralink, empresa fundada por Elon Musk que desenvolve interfaces cérebro-computador (ICs), um sistema que capta e analisa sinais cerebrais, permitindo a capacidade de controlar dispositivos só com a força do pensamento. O procedimento foi o maior sucesso e trouxe esperança de uma maior autonomia para pessoas com paralisias causadas por lesões na medula espinhal.
Homem decide ser cobaia de chip cerebral criado por empresa fundada por Elon Musk
Noland Arbaugh tinha 30 anos quando decidiu participar da cirurgia para a implementação do chip que restaura funções neurológicas e permite o controle de dispositivos com o "poder da mente". O jovem havia ficado paralisado 8 anos antes, em um acidente de mergulho que afetou completamente a sua movimentação e autonomia. Após o acidente, Noland se tornou dependente de outras pessoas para realizar atividades básicas, enfrentando grandes mudanças que o fizeram perder o propósito. Foi exatamente por esse motivo que o jovem decidiu participar do experimento.
O procedimento para a implementação do chip foi feito no Instituto Neurológico Barrow, em Phoenix, Estados Unidos. Mas como o chip foi parar no cérebro do ...
Matérias relacionadas
Os hábitos espartanos de 2.500 anos atrás ainda valem para a produtividade