Os hábitos espartanos de 2.500 anos atrás ainda valem para a produtividade
Em toda a Grécia Antiga não existiu um exército mais temido que o da cidade-estado de Esparta. Os hippeis (a guarda pessoal do rei, formada por 300 hoplitas) eram guerreiros de elite escolhidos todos os anos entre os mais disciplinados e bem preparados, tanto física quanto mentalmente.
Mesmo hoje, as tropas de Esparta continuam sendo admiradas justamente por essas qualidades. Pensadores modernos, como Donald J. Robertson, autor do artigo A filosofia espartana da vida, acreditam que é possível aprender algumas lições com eles e aplicá-las em várias áreas da vida, como a produtividade.
Cinco pontos da filosofia espartana para aplicar no dia a dia
Robertson destacava que algo nos antigos guerreiros espartanos que chama atenção há séculos é a lendária autodisciplina e o código de honra. Tanto que obras literárias e audiovisuais, como o filme 300 de Zack Snyder, mantêm viva a fascinação por esse ideal de soldados. A seguir, estão cinco chaves espartanas para alcançar suas metas.
Aprenda com o passado, mas foque no presente
Os espartanos viviam no presente, sem se lamentar pelo passado ou se distrair com o futuro. Segundo a revista Psicología y mente, um dos bloqueios para agir no presente é o chamado viés do status quo, a tendência de manter tudo como está e evitar riscos, mesmo que novas opções possam ser mais benéficas.
Pesquisas como a de Antoine Bechara e Hanna Damasio, publicadas na revista Science sobre tomada de decisão e o impacto do lobo frontal, mostram que emoções ...
Matérias relacionadas
Como conectar meu celular à minha TV via HDMI: todas as opções e adaptadores que você precisa
Fã de LEGO vasculha coisas antigas e encontra um boneco Nesquik com mais de 20 anos e muito valioso