Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

OpenAI recua após mensagens de usuários do ChatGPT aparecerem em pesquisas no Google

Ferramenta de compartilhamento de conversa foi editada pela empresa, que afirmou que o recurso era um teste

1 ago 2025 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

A OpenAI, empresa dona do chatbot de inteligência artificial (IA) ChatGPT, comunicou nesta quinta-feira, 31, que removeu uma ferramenta que estava fazendo as conversas dos usuários aparecerem no Google. Desde o começo da semana, algumas interações entre usuários e o chatbot podiam ser encontradas publicamente, o que levou a uma série de pesquisas por mensagens constrangedoras e por dados supostamente sigilosos.

Ferramenta de compartilhamento de conversas tinha um mecanismo que possibilitava o conteúdo de ser encontrado pelo Google
Ferramenta de compartilhamento de conversas tinha um mecanismo que possibilitava o conteúdo de ser encontrado pelo Google
Foto: Alice Labate/Estadão / Estadão

A empresa afirmou que o que tornou as conversas públicas foi uma ferramenta implementada como teste. O recurso permitia que o usuário pudesse criar um link da conversa com o chatbot por meio de um botão de compartilhamento - que deixava a conversa pública, mas mantinha a identidade do autor privada. O problema, porém, foi que essas interações começaram a ser indexadas pelo Google.

Na página, o ChatGPT incluiu um aviso de que "Qualquer pessoa com o URL poderá visualizar o seu chat compartilhado", mas a mensagem não deixou claro que o conteúdo poderá ser encontrado por estranhos via Google. As conversas de quem não optou por compartilhar o conteúdo seguiram privadas.

Agora, a opção de compartilhar as conversas ainda existe, mas a OpenAI retirou o mecanismo que fazia com que essas mensagens fossem indexadas pelo Google - ou seja, agora, elas não podem ser mais encontradas no buscador, mas qualquer pessoa com acesso ao link compartilhado poderá acessar o conteúdo.

De acordo com o site TechCrunch, a OpenAI afirmou que a possibilidade de compartilhar as conversas por meio de um link foi um experimento de curta duração que, no fim das contas, "introduziu muitas oportunidades para as pessoas compartilharem acidentalmente coisas que não pretendiam".

Segundo usuários no Reddit, Instagram e X, mais de 70 mil chats compartilhados puderam ser encontrados antes da suspensão da ferramenta, alguns contendo relatos íntimos, questões familiares, traumas e segredos corporativos, provavelmente compartilhados por usuários que não se atentaram para o aviso dado pela ferramenta ou não sabiam que, ao utilizar a função, o conteúdo poderia aparecer no Google.

"Os chats do ChatGPT não são públicos, a menos que você opte por compartilhá-los", disse um porta-voz da OpenAI ao TechCrunch. "Temos testado maneiras de facilitar o compartilhamento de conversas úteis, mantendo o controle dos usuários, e recentemente encerramos um experimento para que os chats aparecessem nos resultados de mecanismos de busca se você optasse explicitamente por compartilhá-los."

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade