OpenAI apresenta GPT-4o: inteligência artificial gratuita e com recursos aprimorados
Nova versão será disponível para todos usuários; modelo vai funcionar com comando de voz, com respostas em milissegundos, quase como humanos
A OpenAI, empresa de inteligência artificial, anunciou nesta segunda-feira (13) o lançamento do GPT-4o, a mais recente atualização do seu popular modelo de linguagem. O anúncio foi feito pela CTO da empresa, Mira Murati, em uma transmissão ao vivo. E a ferramenta será gratuita pra todos os usuários.
Com foco na facilidade de uso e na interação natural, o GPT-4o vai funcionar com voz e até interpretar imagens. Segundo Murati, a nova fase da ferrametna conta com uma rede neural cinco vezes mais veloz do que a anterior.
A OpenAI afirma que o GPT-4o pode responder aos comandos por voz em apenas 232 milissegundos, o que é “semelhante ao tempo de resposta humana em uma conversa”, disseram.
O lançamento acontece um dia antes do evento Google I/O e apenas algumas semanas depois de vermos novos gadgets de IA entrarem em cena – como o Rabbit R1.
O que torna o GPT-4o diferente?
- Gratuito e acessível: O GPT-4o será oferecido gratuitamente para todos os usuários, democratizando o acesso à inteligência artificial de última geração; Até agora, os modelos da classe GPT-4 estavam disponíveis apenas para pessoas que pagam uma assinatura mensal.
- Eficiência aprimorada: O novo modelo apresenta um desempenho superior aos modelos anteriores da OpenAI, como o ChatGPT 3.5, exigindo menos recursos computacionais para realizar tarefas complexas.
- Assistente de voz inteligente: O GPT-4o integra um assistente de voz capaz de realizar diversas funções, como ler histórias para dormir com diferentes vozes, emoções e tons, personalizando a experiência para cada usuário.
- Resolução de problemas: Por meio da interpretação de imagens, o assistente de voz pode resolver problemas matemáticos, como equações escritas em papel, fornecendo explicações detalhadas passo a passo.
- Planos pagos com limites maiores: Os usuários que optarem por planos pagos do GPT-4o terão acesso a limites de capacidade maiores, permitindo realizar tarefas mais complexas e com maior volume de dados.