PUBLICIDADE

Onda de calor infesta Buenos Aires com praga parecida com piolho

Biólogo cita que espécie tem ciclo de reprodução muito rápido

16 mar 2023 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários
Biólogo explica que inseto se reproduz rapidamente
Biólogo explica que inseto se reproduz rapidamente
Foto: Crédito: Divulgação/ MetSul Meteorologia

A forte onda de calor que atinge Buenos Aires trouxe à capital argentina a infestação de uma praga semelhante ao piolho, de acordo com o Sistema Nacional de Vigilância e Monitoramento de Pragas (Sinavimo). Os insetos se instalaram em piscinas e plantas, segundo relatos de moradores da cidade.

Especialistas acreditam se tratar do inseto Caliothrips phaseoli, que se assemelha aos piolhos devido ao seu tamanho e coloração. Os insetos bem pequenos fazem parte de uma praga de “tripes”, que pertencem à família  Thripidae.

“Isso não é normal, lavar a piscina de manhã e ficar assim à tarde. Aconteceu com mais alguém? Eles são mini insetos que picam e não há como tirar esses insetos”, escreveu uma moradora de Buenos Aires no Twitter.

Em entrevista ao jornal La Nación, o biólogo Luciano Peralta afirmou que os tripes têm um ciclo de reprodução muito rápido. 

“Com condições ideais, a reprodução aumenta muito. Neste caso, os que estamos olhando são os adultos. As ninfas são muito pequenas e ficam nas plantas, são pragas. O que aconteceu é que um grande número desses bichos chegou à fase adulta e saiu, justamente, para se reproduzir", explicou.

O inseto pode vir a causar coceira se tiver contato com a pele humana. Entre as soluções indicadas para combater a praga, recomenda-se pulverizar sabão de potássio nas áreas infestadas.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade