PUBLICIDADE

Óculos especiais e celular dobrável: como foi o primeiro dia da MWC

Edição 2023 do maior evento de tecnologia móvel do mundo teve início nesta segunda-feira (27), em Barcelona

27 fev 2023 - 18h19
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Óculos Wireless AR Glasses da Xiaomi trazem telas com alto grau de realismo
Óculos Wireless AR Glasses da Xiaomi trazem telas com alto grau de realismo
Foto: Divulgação/Xiaomi / Canaltech

O primeiro dia da edição 2023 do Mobile World Congress (MWC), evento que reúne empresas diversas do mercado de telefonia móvel, trouxe nesta segunda-feira (27), já começou quente com smartphones dobráveis e um óculos de realidade aumentada da Xiaomi. A feira acontece em Barcelona, na Espanha, até a quinta-feira (2).

Já o Google apostou no sistema de cancelamento de ruídos em chamadas pelo Meet e novos recursos de zoom para usarmos nos celulares.

A feira ainda promete novidades como a conectividade para 5G e metaverso e um robô humanoide da Xiaomi. Veja alguns lançamentos de hoje:

Xiaomi

A gigante chinesa de tecnologia apresentou no MWC o óculos de realidade aumentada Wireless AR Glasses, que fornece informações aos usuários por duas telas com tecnologia MicrOLED.

Pesando 126 gramas, o aparato permite o uso de um sensor de câmera embutido para acessar aplicativos, navegar nas páginas e retornar ao menu inicial usando o movimento dos olhos.

Na feira, o aparelho foi apresentado como um protótipo, que ainda pode exigir ajustes antes de ser disponibilizado no mercado.

A Xiaomi também realizou o lançamento global do relógio inteligente Watch S1 Pro, com bateria 500 mAh que promete durar até 14 dias. 

O item foi lançado na China em 2022, possui tela de 480x480 pixels que chega a 500 nits e é protegida por um vidro de safira com revestimento anti-impressão digital. As pulseiras podem ser de borracha preta ou um material similar ao couro marrom.

À prova d’água em até 5 ATM, o aparato apresenta suporte para Bluetooth 5.2 e BLE, um novo sistema Bluetooth que funciona com pouca energia.

Google

O Google trouxe para o primeiro dia de MWC novidades para aparelhos com sistemas operacionais Android e Wear OS (smartwatch). As atualizações divulgadas pela empresa começam a funcionar a partir desta segunda-feira (27).

Destaca-se o cancelamento de ruídos durante chamadas no Meet; anotações em PDF no aplicativo Google Drive do Android; um novo emoji para o Gboard — o teclado virtual do Google — e a possibilidade de aproximar imagens como novo zoom no navegador Chrome para o Android. 

A função de aproximação vai permitir zoom na página em até 300%, incluindo texto, imagens, vídeos e controles interativos. Até então, o recurso só era permitido pelo computador.

O cancelamento de ruídos vai filtrar os barulhos que estiverem ao fundo das chamadas, quando feitas em smartphones e tablets Android.

Outras novidades foram anunciadas pelo Google, entretanto, sem data para começar a funcionar. É o caso das animações na carteira virtual do Google; as novas ferramentas no Google Keep - recurso de anotações - dois novos modos de som e exibição para usuários do Wear OS.

A empresa também divulgou o Fast Pair, recurso de emparelhamento rápido de dispositivos Bluetooth quando se aproximam no Chromebook. 

Qualcomm 

A fabricante de chips anunciou sua colaboração com a Honor, Motorola, Nothing, Oppo, Vivo e Xiaomi para desenvolver smartphones com recursos de comunicação por satélite, aproveitando o recém-revelado Snapdragon Satellite.

A empresa também anunciou hoje planos para colaborar com a Dell Technologies para desenvolver a próxima geração de 5G vDU, integrando a Qualcomm® X100 5G RAN Accelerator Card nos servidores Dell PowerEdge. 

O recurso visa inaugurar a próxima onda de transformação digital e a proliferar as implantações de Open RAN globalmente, segundo a empresa.

OPPO Find N2 tem tamanho mais compacto que outros dobráveis (Imagem: Divulgação/OPPO)
OPPO Find N2 tem tamanho mais compacto que outros dobráveis (Imagem: Divulgação/OPPO)
Foto: Canaltech

Oppo

A empresa chinesa lançou o Oppo Find N2. O aparelho dobrável conta com expansão horizontal, com tela que vai de 72,6 para 140,5 mm. 

O aparato dobrável, em formato de caderno,  foi anunciado no final do ano passado e terá versões de 256 e 512 GB de armazenamento, e 12 e 16 GB de memória.

O processador do celular é o Snapdragon 8+ Gen 1, chip topo de linha do ano passado. Os valores e as datas de vendas ainda não foram anunciados. 

O Honor Magic Vs é o primeiro grande rival do Galaxy Z Fold 4 a chegar ao mercado internacional, em versão única com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento (Imagem: Reprodução/Honor)
O Honor Magic Vs é o primeiro grande rival do Galaxy Z Fold 4 a chegar ao mercado internacional, em versão única com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento (Imagem: Reprodução/Honor)
Foto: Canaltech

Honor

A fabricante Honor também se destacou no primeiro dia de MWC com lançamento internacional do smartphone dobrável Honor Magic Vs, já disponível na China.

O aparelho tem espaço para 12 GB de memória e 512 GB de armazenamento. No exterior, o preço estimado para compra é de cerca de US$ 1.690.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade