PUBLICIDADE

Objeto misterioso é encontrado no centro da Via Láctea

De acordo com pesquisadores, o corpo emite radiação de micro-ondas e contém poeira e gás em movimento

19 jun 2024 - 15h37
(atualizado às 15h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Objeto misterioso no centro da Via Láctea não se enquadra nos critérios de mais nada na galáxia.
Objeto misterioso no centro da Via Láctea não se enquadra nos critérios de mais nada na galáxia.
Foto: Forbes

Cientistas descobriram um objeto misterioso no centro da Via Láctea que não se encaixa em nenhuma categoria conhecida. O corpo, chamado G0.02467–0.0727, emite radiação de micro-ondas e contém poeira e gás em movimento rápido a cerca de 180 mil km/h.

O estudo foi publicado na revista científica de pré-impressão arXiv. Localizado em uma região conhecida como zona molecular central, o objeto intriga os astrônomos por suas características únicas.

 Apesar de considerarem diversas possibilidades, como buracos negros, nuvens em colapso e estrelas em evolução, nenhuma explicação se encaixa perfeitamente.

O objeto foi detectado pelo observatório Alma, no Chile, e apresenta temperatura muito mais fria do que o normal para a região.

Quando a galáxia Andrômeda vai colidir com a Via Láctea? Quando a galáxia Andrômeda vai colidir com a Via Láctea?

Segundo os pesquisadores, as moléculas de gás, em vez de girarem em um anel, sugerem um fluxo potencial de material de uma estrela em explosão. No entanto, a ausência de produtos químicos específicos das explosões descarta essa hipótese.

A pesquisa sugere que buracos negros  de massa intermediária e pares de estrelas em fusão obscurecidas por poeira são as explicações mais plausíveis 

O Objeto de Linha Ultra-Broad Milimétrica (Mublo, na sigla em inglês) é, atualmente, um objeto observacional único", concluiu o estudo. 

A descoberta abre caminho para novas pesquisas e questiona o conhecimento atual sobre objetos celestes no centro da nossa galáxia.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade