PUBLICIDADE

O que é WhatsApp GB? O serviço vale a pena? Entenda

Versão alternativa do app de mensagens pode trazer alguns riscos para o usuário e smartphone

12 jun 2024 - 11h59
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar do WhatsApp manter um ritmo intenso de atualizações, uma versão alternativa do app de mensagens costuma gerar ondas de curiosidade nas redes sociais, o WhatsApp GB. O aplicativo é uma versão modificada do serviço da Meta e foi desenvolvido com base no código-fonte do app original, o que permite disponibilizar funções não existentes na plataforma original.

Assim, na versão GB, é possível agendar mensagens, ocultar o status online e personalizar o app de diversas formas.

WhatsApp GB é versão não alternativa e oficial do app de mensagens
WhatsApp GB é versão não alternativa e oficial do app de mensagens
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

Além disso, há nele também a opção de enviar mensagens de texto, realizar chamadas de voz e vídeo e enviar fotos e documentos. Ao contrário de sua versão original, porém, é possível também mandar arquivos maiores, como vídeos longos e áudios de alta qualidade.

Contudo, o WhatsApp GB não é um aplicativo seguro para ser baixado pelo usuário. Primeiro, os desenvolvedores do app são desconhecidos, então não é possível saber suas intenções e suas políticas de privacidade e segurança. Isso significa que a versão modificada pode conter softwares maliciosos que afetam aspectos como o uso de dados móveis e o consumo de bateria do dispositivo - isso sem contar no tipo de acesso de informações que os próprios desenvolvedores passam a ter.

Além disso, esse modelo não é atualizado de modo regular, o que permitiria a proteção do aparelho. O celular fica mais suscetível a hackers e outros tipos de invasões. Justamente por não ter sido desenvolvida pela equipe do WhatsApp, essa versão pode apresentar também falhas de funcionamento não intencionais de forma mais frequente do que sua contraparte original.

Por fim, o aplicativo pode configurar uma violação dos Termos de Uso do WhatsApp, o que pode acarretar a suspensão ou o cancelamento da conta do usuário.

Uma dica de que o WhatsApp GB é um caminho suspeito é que ele não está disponível nas lojas oficiais de apps. O download costuma ser feito em sites diferentes, mas nenhum deles é oficial. Isso faz com que seja ainda mais perigoso baixar versões maliciosas, que trazem consigo algum malware ou vírus.

Se mesmo assim, você quiser se arriscar, não compartilhe dados pessoais via app e use um antivírus no celular.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade