O luxo vacila na costa de Miami: a Porsche Design Tower e outros arranha-céus estão afundando em um ritmo alarmante
Um estudo alerta sobre o elevado ritmo de afundamento do solo sob os arranha-céus construídos no litoral de Miami Os alicerces afundaram entre dois e oito centímetros entre 2016 e 2023
O edifício Porsche Design Tower é um dos mais emblemáticos e reconhecíveis do horizonte da baía de Miami, mesmo estando cercado por prédios de luxo com apartamentos que custam milhões de dólares. Inaugurada em 2017, a torre ergue-se como símbolo de luxo e exclusividade da marca.
O problema é que, tanto o edifício projetado pela fabricante de supercarros quanto seus vizinhos podem estar com os dias contados: seus alicerces estão afundando em um ritmo que surpreendeu os cientistas que estudavam o terreno.
Gigantes com pés de barro
Não é apenas uma metáfora. Um estudo da Universidade de Miami analisou o terreno da faixa costeira de Miami entre os anos de 2016 e 2023. Em suas conclusões, destacaram que um total de 35 edifícios costeiros localizados nas áreas residenciais mais exclusivas de Miami afundaram entre dois e oito centímetros durante esse período de observação.
A maioria dos edifícios analisados no estudo tem menos de 20 anos, e os pesquisadores vinculam o afundamento ao excesso de pressão sobre um terreno formado por calcário com muitas infiltrações de areia, o que o torna mais suscetível à pressão vertical exercida pelos alicerces desses enormes arranha-céus de luxo.
Porsche Design Tower: uma das mais afetadas
Uma das construções mais prejudicadas no estudo é a torre de apartamentos de 195 metros projetada pela Porsche em 2017. Os pesquisadores destacaram a rapidez com que o solo sob seus alicerces está afundando. O edifício projetado pela Bentley também registrou...
Matérias relacionadas
Esse é o melhor truque para tirar arranhão do cooktop sem gastar muito