O dia em que o Sol vai "desligar" por 7 minutos: a ciência por trás do eclipse mais longo da história que poderá ser observado no Brasil
Alinhamento raro entre Sol, Lua e Terra proporcionará um espetáculo de 7 minutos e abrirá portas para novas descobertas científicas
Um eclipse solar total de longa duração vai proporcionar um verdadeiro espetáculo no céu e, felizmente, poderá ser visto no Brasil. A grande questão é que o fenômeno só irá acontecer em 2186, daqui a 161 anos. Com recorde de duração de 7 minutos e 29 segundos, o eclipse vai transformar o dia em noite, deixando o céu em uma escuridão total. Além disso, o eclipse também vai trazer novidades para a astronomia, abrindo caminho para descobertas científicas sobre o Sol, sua coroa e a influência que exerce sobre o sistema solar.
Entenda o que torna esse eclipse diferente de todos os outros
Mas afinal, o que tem de tão especial nesse eclipse? O eclipse total de 2186 entrará para a história por ser o mais longo já registrado, com 7 minutos e 29 segundos. Isso só era possível pois a Lua estará próxima do seu apogeu, ponto de órbita em que se encontra mais distante da Terra. Nessa posição, o movimento da Lua é mais lento, fazendo com que a sombra avance devagar sobre a superfície terrestre. Além disso, o alinhamento raro entre o Sol, a Lua e a Terra vai aumentar a duração do fenômeno.
Mas não pense que esse é o único eclipse considerado especial. Já tiveram outros na história que se destacaram na ciência, como o de 1919, por exemplo, um dos mais longos da história até então, com 6 minutos de totalidade. Devido a ele, a teoria da relatividade de Einstein foi confirmada.
Onde será possível assistir ao fenômeno?
Assistir um eclipse é uma experiência incrível, mas nem sempre é possível....
Matérias relacionadas
Sortudo encontra LEGO Millennium Falcons de Star Wars em brechó e economiza mais de R$ 7 mil