O artesanato da vovó está de volta: como uma geração viciada em telas está se viciando em tricô e costura
Tricô, crochê e cerâmica: as novas gerações estão retornando ao passado por meio do artesanato.
"Isso está ultrapassado." Tem certeza? Hobbies e técnicas de artesanato que até muito recentemente eram considerados ultrapassados estão agora desfrutando de uma segunda era de ouro graças a uma série de fatores: a necessidade de desconexão digital, a disseminação de sua prática graças (paradoxalmente) à internet e a recuperação do legado de gerações anteriores. Graças a isso, crochê, costura e cerâmica, entre outros hobbies, estão desfrutando de uma segunda chance de vida.
O que está acontecendo
Muitos jovens na faixa dos vinte e poucos anos estão retomando hobbies artesanais, como pintura em cerâmica, bordado ou tricô. Por exemplo, proliferam workshops e encontros onde os jovens compartilham técnicas e resultados (por exemplo, em 2025, a feira Love Yarn Madrid se consolidou como a maior feira da Europa dedicada à lã, crochê e tricô, com 14.000 metros quadrados de área de exposição, mais de 120 expositores internacionais e mais de 60 workshops, mais de 50 dos quais dedicados especificamente a essas técnicas, cujos ingressos esgotam com semanas de antecedência).
Em uma tendência impulsionada pelo apelo do artesanato artesanal, pela sustentabilidade e pelo valor terapêutico do artesanato, as mídias sociais e plataformas como Pinterest e TikTok também desempenham um papel fundamental na disseminação de ideias e tutoriais. E já existe uma onda de influenciadores e criadores de conteúdo dedicados ao tema: pessoas como mindfulmantra_embroidery, Yolanda Andrés, Sarah K. ...
Matérias relacionadas
Quer saber como será o mundo após o fim do dinheiro em espécie? Basta olhar para a China
Todo mundo que tem mais de 30 anos vai rir ou se irritar muito com este novo conjunto de LEGO