Nvidia está em um beco sem saída em relação à bolha da IA, acredita Jensen Huang
Reunião vazada mostra CEO preocupado com pressão extrema do mercado
Em uma reunião interna vazada, Jensen Huang, CEO da Nvidia, disse que a empresa vive um "beco sem saída" diante da forte reação negativa do mercado financeiro dos EUA ao último trimestre, mesmo após divulgar resultados recordes. As informações são do site Business Insider.
A fala ocorreu um dia depois de a Nvidia anunciar novo salto nas vendas e afirmar que já consegue prever, com base em pedidos e contratos em andamento, cerca de US$ 500 bilhões em receita para 2025 e 2026. Mesmo assim, Huang disse que "o mercado não valorizou nosso trimestre incrível".
"Se tivéssemos apresentado um trimestre ruim, isso seria prova de que existe uma bolha de IA. Se tivéssemos apresentado um trimestre excelente, estaríamos alimentando a bolha de IA", disse ele aos funcionários. "Se tivéssemos ficado um pouco abaixo, se tivéssemos parecido um pouco instáveis, o mundo inteiro teria desmoronado."
A reação dos investidores surpreendeu porque, no começo do dia, as ações da Nvidia chegaram a subir 5% na quinta, 20, mas, ao longo do dia de negociação, o movimento virou e as ações fecharam em queda de cerca de 3%, puxando para baixo outras empresas ligadas à inteligência artificial (IA).
Para Huang, as expectativas sobre a Nvidia ficaram tão exageradas que qualquer resultado seria visto pelo mercado como um indício de que existe uma "bolha" na IA, ou seja, preços altos demais e risco de queda. Segundo ele, se a empresa apresentasse um trimestre ruim, isso seria usado como "prova" de que a bolha estourou, mas, se o trimestre fosse excelente, investidores diriam que a Nvidia está justamente alimentando essa bolha.
A empresa entregou o que o mercado esperava: aumento nas vendas de chips para data centers, peça central da corrida por modelos de IA, e projeções otimistas para os próximos meses; ainda assim, a reação dos investidores foi de cautela.
O movimento reforça o desconforto com o ritmo dos investimentos em infraestrutura de IA. Investidores temem que empresas estejam gastando demais em GPUs, data centers e redes sem certeza de que vão conseguir recuperar esses custos no futuro.
Huang reconheceu na reunião que a Nvidia virou símbolo da economia da IA, citando memes que dizem que a empresa "mantém o planeta unido" e impede que a economia fique fraca nos EUA, em tom de brincadeira.
O CEO também negou que a Nvidia seja responsável pelo lado mais especulativo do mercado e disse que a função da empresa é construir infraestrutura, não controlar expectativas. Ele brincou sobre a perda recente de valor de mercado: "É preciso ter muito patrimônio para perder US$ 500 bilhões em poucas semanas".
Mesmo diante dessas pressões, Huang afirmou estar satisfeito com o trimestre e, para ele, o que ocorre agora é um teste para o mercado de IA como um todo, e não um sinal de que o negócio da Nvidia perdeu força.