Nvidia anuncia software que criará marketplace para chips de IA baseados na nuvem
A Nvidia anunciou nesta segunda-feira uma nova plataforma de software que criará um marketplace para chips de inteligência artificial baseados na nuvem.
As unidades de processamento gráfico, ou GPUs, da Nvidia dominam o mercado de treinamento de modelos de IA e uma série de novos provedores de nuvem chamados "neoclouds", como CoreWeave e Nebius Group, tem surgido para se especializar no aluguel dos chips da Nvidia para desenvolvedores de software.
A empresa, sediada em Santa Clara, Califórnia, anunciou a nova ferramenta chamada Lepton, que permite que empresas de computação em nuvem vendam capacidade de GPU em um único local.
Além da CoreWeave e da Nebius, Crusoe, Firmus, Foxconn, GMI Cloud, Lambda, Nscale, SoftBank e Yotta Data Services são outras empresas que estão aderindo à plataforma Lepton.
A vice-presidente de nuvem da Nvidia, Alexis Bjorlin, afirmou que, apesar da demanda crescente por chips por parte de startups e grandes empresas, o processo de encontrar chips disponíveis tem sido "muito manual".
"É quase como se todo mundo estivesse ligando para todo mundo para saber qual capacidade de computação está disponível", disse Bjorlin em entrevista à Reuters.
"Estamos apenas tentando tornar isso mais simples, porque isso permite que o ecossistema cresça e se desenvolva, e permite que todas as nuvens -- globais e os novos provedores -- tenham acesso a todo o ecossistema de desenvolvedores da Nvidia."
Até o momento, estão fora da lista de parceiros da Lepton grandes provedores de nuvem como Microsoft, Amazon Web Services e Google, da Alphabet. Bjorlin afirmou que o sistema foi projetado para que eles também possam vender sua capacidade no marketplace, caso queiram.
O Lepton eventualmente permitirá que desenvolvedores busquem chips da Nvidia localizados em países específicos para atender exigências de armazenamento de dados, disse Bjorlin. Também permitirá que empresas que já possuem alguns chips da Nvidia busquem outros para alugar de forma mais integrada.
A Nvidia não revelou qual será o modelo de negócios da nova plataforma de software, nem se cobrará comissões ou taxas dos desenvolvedores ou dos provedores de nuvem.
No entanto, Bjorlin disse que os desenvolvedores "continuarão mantendo seu próprio relacionamento com os provedores de computação subjacentes, já que contrataram diretamente com eles."
