Nova fase do Celular Seguro amplia combate ao roubo de celulares no Brasil
Governo federal reforça medidas de segurança com alertas via WhatsApp, bloqueio total de aparelhos e ferramenta de consulta ao IMEI. Programa visa dificultar receptação e fortalecer a atuação das autoridades.
O governo federal lançou nesta segunda-feira, 07/04, uma nova fase do programa Celular Seguro. A iniciativa, liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), introduz recursos inéditos que prometem ampliar a efetividade no combate à criminalidade relacionada a dispositivos móveis.
A medida marca um novo momento do programa, criado para conter o avanço do mercado ilegal de celulares e responsabilizar não apenas os autores dos delitos, mas também os receptadores — elo essencial na manutenção do ciclo de roubos.
Entre os destaques da nova etapa estão o envio de mensagens automáticas via WhatsApp a usuários que inserirem chips em aparelhos com restrição e a possibilidade de realizar dois tipos distintos de bloqueio: o Bloqueio Total e o Modo Recuperação.
As funcionalidades já estão ativas em todo o país e contam com apoio do setor de telecomunicações e de instituições bancárias parceiras.
Notificações automáticas e o uso da tecnologia
De acordo com o MJSP, a partir desta semana, usuários que ativarem novas linhas em aparelhos com registro de furto, roubo ou extravio passam a receber, automaticamente, uma notificação via WhatsApp com orientações para regularização da situação. Somente no primeiro dia de funcionamento do sistema, foram enviadas 1.118 mensagens a números em todo o território nacional.
A iniciativa visa desestimular a receptação — crime previsto no artigo 180 do Código Penal — e ...
Matérias relacionadas
Starlink divulga lista de celulares compatíveis com internet via satélite