Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nos anos 80, o Japão liderava a indústria de chips; agora, só mantém um monopólio: fotorresistência

O Japão está investindo mais dinheiro em seu setor de circuitos integrados do que EUA, Alemanha, França ou Reino Unido JSR Corporation, Tokyo Electron, Rapidus, Canon e Nikon são a ponta de lança da indústria japonesa de chips

13 mar 2025 - 07h28
(atualizado em 13/3/2025 às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

No final dos anos 80, o Japão dominava a indústria de semicondutores com força esmagadora. Em 1988, NEC, Toshiba, Hitachi, Fujitsu, Mitsubishi, Matsushita e outras empresas japonesas representavam nada menos que 50% da indústria de chips. Hoje, no entanto, nenhuma dessas empresas está posicionada entre as líderes de um setor dominado com punho de ferro por empresas taiwanesas, americanas, holandesas, sul-coreanas e alemãs.

Com toda a probabilidade, entusiastas da tecnologia que acompanham as inovações em circuitos integrados pensam na holandesa ASML ao olhar para os fabricantes de equipamentos de litografia. Ou na taiwanesa TSMC quando nos aprofundamos na fabricação de chips. Ou na americana Applied Materials se nos aprofundamos em materiais avançados para semicondutores. A força do Japão está indo em outras direções.

Japonesa JSR é líder mundial em materiais fotorresistentes para chips

Nas fábricas de circuitos integrados, como as que a Intel tem em Kiryat Gat (Israel) ou Kulim (Malásia), as máquinas de litografia da ASML geralmente são acompanhadas por equipamentos de processamento fabricados pela empresa japonesa Tokyo Electron. O mesmo acontece nas indústrias de TSMC, Samsung, SK Hynix ou Micron. A Canon é outra importante fabricante japonesa de equipamentos de litografia. De fato, no último ano ela vem fazendo muito barulho com suas máquinas de litografia de nanoimpressão.

Ainda assim, nem a Tokyo Electron nem a Canon lideram a indústria de equipamentos de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Homem guardou 7.000 computadores Apple para vender depois: empresa os recuperou e decidiu enterrá-los

Os jovens programadores já não sabem programar: a IA está provocando a mesma revolução que a calculadora causou há meio século

DeepSeek: o que é, como funciona e quais opções essa inteligência artificial possui

Valve não acredita que SteamOS fará usuários abandonarem o Windows: "pode se tornar uma boa alternativa"

OpenAI lança Operador: o futuro onde a IA realiza tarefas para nós no computador está começando a se tornar realidade

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade