Ações da Sharp sobem após relatos de possível reestruturação
As ações da Sharp chegaram a subir 13% nesta sexta-feira após notícias de que a problemática companhia japonesa estava estudando várias opções de reestruturação a fim de obter ajuda de credores e realizar um aumento de capital.
Analistas disseram que a fabricante de eletrônicos, que já perdeu US$ 7 bilhões em valor de mercado desde janeiro, tem muitos negócios rentáveis que pode vender para se reestruturar e assim conseguir novos empréstimos.
O jornal econômico Nikkei noticiou nesta sexta-feira que a taiwanesa Hon Hai estava estudando dobrar a participação na Sharp para quase 20% pagando 200 ienes por ação. Os papéis fecharam nesta sexta-feira a 184 ienes, após alta de 5,14%.
O Nikkei tinha afirmado antes que a Sharp estava analisando vender os negócios de copiadora, ar condicionado e LED, com Kyocera, Daiwa House e Daikin entre os potenciais interessados.
A Sharp negou as duas matérias, e a Hon Hai não quis se pronunciar. "É verdade que estamos considerando diversas alternativas para a recuperação do nosso desempenho, e vamos anunciar se tomarmos quaisquer decisões que precisarem ser reveladas", disse a Sharp em um comunicado.