Não jogue fora a casca do abacate: ela é valiosa para você e também para sua casa
Achava que o abacate servia só para comer? Sua casca tem mais utilidades do que um canivete suíço
Cada vez que você corta um abacate, joga fora algo valioso. Não, não estamos falando do caroço — embora ele também tenha seu valor e mereça um capítulo à parte —, mas sim da casca. Aquela pele mais ou menos rugosa e quase sempre esquecida é, na verdade, um tesouro doméstico e cosmético que você vinha desperdiçando sem saber.
Esse resíduo orgânico tem usos tão úteis quanto inesperados. Da jardinagem ao autocuidado, parece que esse verde da moda também é multitarefa. E não é exagero: a casca do abacate é capaz de competir com o seu esfoliante favorito.
Ela também pode ser usada como fertilizante caseiro. As cascas são ricas em potássio e outros nutrientes muito benéficos para as plantas, mas lembre-se: não devem ser colocadas diretamente nos vasos ou na terra. São perfeitas para fazer compostagem, pois tendem a se decompor com mais facilidade do que outros resíduos orgânicos. Para acelerar o processo, corte a casca em pedacinhos com uma tesoura e adicione à sua mistura habitual de compostagem.
Você também pode usar as metades das cascas inteiras, sem cortá-las, como pequenos sementeiros ricos em nutrientes para dar o primeiro impulso a mudas de ervas, hortaliças e outras plantas. Basta enchê-las com terra como se fossem mini vasos orgânicos e colocá-las em locais bem iluminados, mas sem sol direto, até chegar a hora de transplantar para vasos maiores ou para o jardim. Além disso, elas ainda decoram o ambiente ou a janela.
Para sua rotina de beleza e autocuidado
Mas nem ...
Matérias relacionadas
É uma das melhores séries das últimas décadas, baseada em fatos reais, e está na Netflix
'Catan' se renova: a crise climática, a poluição e as energias limpas transformam as regras do jogo