Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não jogue fora a casca do abacate: ela é valiosa para você e também para sua casa

Achava que o abacate servia só para comer? Sua casca tem mais utilidades do que um canivete suíço

30 abr 2025 - 09h18
(atualizado às 09h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Cada vez que você corta um abacate, joga fora algo valioso. Não, não estamos falando do caroço — embora ele também tenha seu valor e mereça um capítulo à parte —, mas sim da casca. Aquela pele mais ou menos rugosa e quase sempre esquecida é, na verdade, um tesouro doméstico e cosmético que você vinha desperdiçando sem saber.

Esse resíduo orgânico tem usos tão úteis quanto inesperados. Da jardinagem ao autocuidado, parece que esse verde da moda também é multitarefa. E não é exagero: a casca do abacate é capaz de competir com o seu esfoliante favorito.

Ela também pode ser usada como fertilizante caseiro. As cascas são ricas em potássio e outros nutrientes muito benéficos para as plantas, mas lembre-se: não devem ser colocadas diretamente nos vasos ou na terra. São perfeitas para fazer compostagem, pois tendem a se decompor com mais facilidade do que outros resíduos orgânicos. Para acelerar o processo, corte a casca em pedacinhos com uma tesoura e adicione à sua mistura habitual de compostagem.

Você também pode usar as metades das cascas inteiras, sem cortá-las, como pequenos sementeiros ricos em nutrientes para dar o primeiro impulso a mudas de ervas, hortaliças e outras plantas. Basta enchê-las com terra como se fossem mini vasos orgânicos e colocá-las em locais bem iluminados, mas sem sol direto, até chegar a hora de transplantar para vasos maiores ou para o jardim. Além disso, elas ainda decoram o ambiente ou a janela.

Para sua rotina de beleza e autocuidado

Mas nem ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Um experimento alemão demonstrou que as esferas de concreto são baterias fantásticas — agora, a Califórnia está afundando uma de 9 metros no oceano

A gente esteve no Salão do Automóvel de Xangai e agora só temos uma pergunta: quantas telas são telas demais?

Boeing pede aos funcionários que se preparem para possível desastre: o potencial cancelamento do foguete SLS da NASA

É uma das melhores séries das últimas décadas, baseada em fatos reais, e está na Netflix

'Catan' se renova: a crise climática, a poluição e as energias limpas transformam as regras do jogo

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade