Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Na Europa, o plástico reciclado vale mais do que o plástico novo e o culpado é um velho conhecido: a lei sobre tampas

Nunca uma coisa tão pequena (e aparentemente sem importância) despertou tanta polêmica

23 fev 2025 - 09h20
(atualizado em 25/2/2025 às 13h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Quando, em 5 de junho de 2019, Antonio Tajani, vice-primeiro ministro da Itália, assinou a Diretiva 2019/904 (lei válida para todos os países da União Européia), ele não podia imaginar que estava lidando com um dos temas mais polêmicos da última década: a maldita tampa de plástico.

No papel, era uma medida simples. Aliás, era uma medida de bom senso: de acordo com as estimativas da Comissão Europeia, apenas 10 produtos representavam 70% de todo o lixo marinho do mundo, e um deles eram as tampas de plástico (das embalagens descartáveis).

Bastavam algumas medidas fáceis para "reduzir à metade esses desperdícios e evitar danos ao meio ambiente avaliados em 230 bilhões de euros".

Mas as pessoas (muitas) não gostaram da ideia das tampas.

O problema é que não parou por aí

A ideia básica do projeto era que, assim que a nova normativa entrasse em vigor, "até uma dezena de produtos deveriam ser fabricados 'exclusivamente' com materiais sustentáveis ou, caso isso fosse inviável, o design deveria ser alterado para garantir a coleta de até 90% (e, no caso de produtos especialmente sensíveis, precisariam ser feitas uma série de campanhas para reduzir ao mínimo possível)".

Buscava-se impulsionar um enorme programa de inovação e desenvolvimento destinado a "impulsionar novos designs industriais, novos materiais e novos usos"; mas a Comissão se deparou com uma sociedade que não entendia muito bem o que se pretendia fazer e o que ainda precisava ser feito.

A partir de 2025, as garrafas ...

Veja mais

Matérias relacionadas

"Eu não tinha ideia do que estava fazendo": Steven Spielberg admite que não gosta deste filme com Robin Williams

Elon Musk continua tuitando sem restrições: já existe um mercado de apostas milionárias para adivinhar quantas ele publicará por semana

Mark Zuckerberg registra mais de mil horas na Steam e se considera um dos melhores jogadores de Civilization VI do mundo

Há empresas que operam sem patrões nem cargos: seus funcionários são mais produtivos e ganham mais dinheiro

Como adicionar uma tomada sem trabalho: saiba como fazer gastando pouco dinheiro e sem recorrer aos clássicos filtros de linha

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade