Motorista de Tesla dorme, e carro dirigindo sozinho rende perseguição
O veículo estava a 70 km/h e policiais tentaram alcançá-lo; o motorista estava desmaiado e acordou depois de 15 minutos
Um carro da Tesla dirigindo sozinho pela rodovia Autobahn, na Alemanha, mobilizou policiais e fez com que o motorista caísse no sono completamente. O recurso de piloto automático estava ativado e o ocorrido fez o rapaz perder a habilitação.
De acordo com um comunicado para a imprensa da polícia bávara, os policiais tentaram parar o veículo, mas sem sucesso. O informe diz ainda que o veículo mantinha a mesma velocidade do carro patrulha da frente, com 70 km/h.
O motorista do carro, que tem 45 anos, foi visto em posição reclinada, com os olhos fechados e as mãos fora do volante, o que fez os policiais acreditarem que ele permitiu ao piloto automático assumir o controle total do carro.
Após 15 minutos de perseguição, o homem que dirigia o veículo finalmente acordou e o estacionou no acostamento. Investigadores descobriram que ele fez de tudo para “enganar o carro” e fazê-lo dirigir sozinho enquanto fechava os olhos.
A investigação também fez com que descobrissem um “peso do volante na área dos pés”, objeto que capta que a mão do motorista está no volante, mesmo que não esteja, enviando assim uma mensagem errônea para o sistema de segurança do veículo.
Esse é apenas mais um dos incidentes em que pessoas perdem a consciência enquanto dirigem carros da Tesla, uma tendência que já acabou em várias colisões.
Reguladores de veículos nos Estados Unidos estão avaliando a Tesla por conta de seu controverso software de assistência ao motorista. Já foram registrados vários incidentes envolvendo o piloto automático da montadora, e a empresa faz os clientes pensarem que os carros podem ser dirigidos sozinhos.