Microsoft adota nova estratégia para amortizar sua IA: demitir vendedores para contratar outros com experiência em IA
Microsoft muda seu foco para vendas, com pessoas que realmente conhecem o produto e sabem fornecer dados técnicos. Uma estratégia comprometida em eliminar camadas entre departamentos e redefinir valor do negócio na era da IA.
Em julho, a Microsoft mostrou que mudou radicalmente sua estratégia, aumentando seus investimentos em IA. O principal golpe foi com as 9 mil demissões que afetaram vários de seus departamentos, mas também houve uma mudança de visão: o foco em vendas corporativas. Após demitir milhares de vendedores tradicionais, a empresa optou por substituí-los por engenheiros de soluções especializados em inteligência artificial. Uma transformação que parece estar definindo tendências no setor de tecnologia e que responde às novas demandas do mercado empresarial.
A estratégia da Microsoft é eliminar a figura do vendedor generalista, aquele perfil focado em relacionamentos comerciais, mas com conhecimento técnico limitado. Em vez disso, a empresa conta com profissionais que podem realizar demonstrações técnicas desde o primeiro contato com o cliente. Judson Althoff, diretor comercial da Microsoft, reorganizou completamente sua divisão com o objetivo de transformar a empresa em "a empresa de IA de ponta".
Por que a Microsoft está tomando essa decisão?
De acordo com fontes do Business Insider próximas à empresa, alguns clientes corporativos expressaram à Microsoft sua frustração por terem que passar por vários fornecedores antes de chegar aos aspectos técnicos do produto. "O cliente quer que a Microsoft o apresente rapidamente ao seu pessoal técnico", de acordo com fontes internas da empresa. A inteligência artificial aumentou as expectativas, já que cada vez mais empresas preferem ter uma ...
Matérias relacionadas