Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Meta planeja iniciar produção de chip de IA em setembro, mostra memorando

9 jul 2026 - 10h33
Compartilhar
Exibir comentários

A Meta planeja iniciar a fabricação de um chip de inteligência artificial a partir de setembro, como parte de seu plano para aumentar a capacidade computacional total para 14 gigawatts no próximo ano, segundo um memorando interno analisado pela Reuters.

O chip de data center da empresa de tecnologia, cujo nome de código é "Iris", faz parte de um projeto de quatro gerações para os Meta ⁠Training and Inference Accelerators (MTIA), que será desenvolvido internamente. O plano é usar silício personalizado para aprimorar a ‌IA que alimenta suas plataformas de mídia social Facebook e Instagram.

Os testes do chip levaram apenas seis semanas e não revelaram problemas significativos, segundo o memorando. Esse progresso relativamente rápido sinaliza ‌um impulso positivo para um esforço interno que vinha enfrentando ‌dificuldades desde seu início, há mais de meia década.

A meta adaptou o chip às suas ⁠próprias necessidades e está trabalhando com a Broadcom, que presta auxílio ao projeto, e com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co, que será responsável pela fabricação.

É provável que essa abordagem ajude a empresa a reduzir seus enormes custos de computação e a ganhar mais independência em relação a fornecedores de chips, como a Nvidia e a Advanced Micro Devices.

A conclusão dos testes de depuração e o cronograma ‌de produção não haviam sido divulgados anteriormente. A meta se recusou a comentar.

O chip tem como objetivo ‌complementar as grandes quantidades de ⁠unidades de processamento gráfico (GPUs) utilizadas ⁠para aplicações de IA que a meta adquire da Nvidia e da AMD.

No entanto, adotar as GPUs mais ⁠recentes em uma empresa do porte da meta "tem sido ‌uma tarefa árdua e nos custou ‌tempo", revelou o memorando.

A meta revelou o "Iris" sob seu nome técnico em março, juntamente com outros três processadores de IA. Ela planeja lançar um chip a cada seis meses até 2027, enquanto normalmente as empresas lançam chips de IA em intervalos de um ano ou ⁠mais.

SETE GIGAWATTS DE COMPUTAÇÃO EM 2026

A meta planeja implantar sete gigawatts de infraestrutura de computação este ano, segundo o memorando. A empresa pretende dobrar esse número em 2027.

A empresa espera gastar até US$145 bilhões em infraestrutura de IA este ano, uma parcela significativa dos mais de US$700 bilhões previstos pelas grandes empresas de tecnologia para investimentos na ‌área.

Para expandir a infraestrutura de computação, a meta firmou contratos de fornecimento de longo prazo, com duração de vários anos, conforme o memorando. Entre eles estão acordos com a Samsung Electronics para ⁠chips de memória, com a Sandisk para armazenamento flash e com a Sumitomo Electric para equipamentos de fibra óptica.

Esses acordos de longo prazo tornaram-se essenciais para as metas de expansão dos data centers em meio a uma escassez de chips de memória que levou empresas como a Apple a aumentar os preços.

A Sandisk se recusou a comentar. A Samsung Electronics e a Sumitomo Electric não responderam aos pedidos de comentário.

Componentes como chips de memória e de IA tiveram um aumento repentino na demanda, à medida que as empresas de tecnologia correm para expandir seus data centers a fim de acompanhar a demanda crescente da IA por poder de computação.

Os preços da memória e de outros chips subiram de forma tão rápida e substancial que a "chiplação" -- a inflação dos chips -- se tornou uma preocupação macroeconômica, afirmaram analistas do Morgan Stanley.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra