'Menina do lo-fi' volta ao YouTube após lamentação nas redes
Vídeo estava fora do ar desde domingo, quando a plataforma retirou o streaming do ar por violações de direitos autorais
Ela está de volta! Depois de ficar cerca de dois dias fora do ar, a transmissão de vídeo "lofi hip hop radio - beats to relax/study to" — a popular menininha do lo-fi — voltou a 'estudar' em seu ambiente natural, no YouTube.
O vídeo tinha sido derrubado pela plataforma no domingo, 10, após denúncias de que o canal, "Lofi Girl", estaria violando direitos autorais das músicas reproduzidas pelo canal. No comunicado enviado pelo YouTube, a empresa avisou que esse era um primeiro aviso sobre a violação de direitos autorais no canal. Caso a situação se repita outras vezes, a plataforma pode retirar não só o vídeo, mas também o canal do ar.
The lofi radios have been taken down because of false copyright strikes, hopefully @YouTubeCreators @YouTube will sort this quickly... pic.twitter.com/X01hL6jT2N
— Lofi Girl (@lofigirl) July 10, 2022
Os criadores do canal disseram no Twitter que as alegações de direitos autorais são falsas, e pediram para que o YouTube pudesse devolver o vídeo o mais rápido possível para a plataforma.
Quando foi tirado do ar, no domingo, a transmissão já contava com mais de 20 mil horas ao vivo e aproximadamente 10 milhões de inscritos na plataforma.
Depois da suspensão, o vídeo voltou ao ar na tarde desta terça-feira, 12, com a programação ao vivo das músicas em estilo lo-fi. Nas redes sociais, o canal "Lofi Girl" agradeceu o apoio dos usuários que pediram para que o YouTube liberassem o streaming.
"Obrigado a todos que ajudaram a espalhar o pedido, sua contribuição foi inestimável e eu não poderia ter pedido uma comunidade mais solidária!", afirmaram os criadores no Twitter.
Update on the copyright strike/livestreams takedown
Thank you to everyone who helped spread the word, your contribution has been invaluable, and I couldn't have asked for a more supportive community! https://t.co/DoaCnC21V5
— Lofi Girl (@lofigirl) July 11, 2022
Segunda queda
Não foi a primeira vez que os usuários ficaram sem a companhia da simpática estudante nos últimos anos. Em fevereiro de 2020, um erro causou a queda da transmissão ao vivo, que já contava com 13 mil horas, na época. O problema foi causado após uma suspensão por engano do criador de conteúdo.
Criado pelo canal "ChilledCow" — agora chamado "Lofi Girl", o vídeo é bastante popular na rede por usuários que buscam uma trilha sonora para se concentrar. Era um vídeo muito simples: uma imagem em loop do desenho animado, em estilo anime, de uma menina estudando, como forma de incentivar os usuários a se concentrarem.
Usuários comemoraram a volta da menininha no Twitter:
lofi girl voltou, nunca fui triste.
— ? (@digitalhermiit) July 12, 2022
lofi girl voltou, nunca fui triste.— ? (@digitalhermiit) July 12, 2022
Finalmente posso voltar a estudar! Aeee, obrigado @lofigirl
lofi hip hop radio - beats to relax/study to https://t.co/VA9wSL6YQ5 via @YouTube
— Versyoh, Taberna do Condado (@versyoh) July 12, 2022