Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Manipulação remota leva aulas de física a escolas sem laboratório

15 jun 2011 - 10h58
(atualizado às 11h22)
Compartilhar

Um dos quatro projetos selecionados como mais inovadores na educação brasileira, o "Hands on à distância!" é um projeto que permite aos estudantes manipular objetos reais remotamente a partir de um computador. Desenvolvido para aulas de física, a ferramenta é uma alternativa a escolas que não tenham laboratório próprio. O projeto é destaque hoje no Seminário Fundação Telefônica de Inovação Educativa.

Crianças de rua recebem alimento e educação em uma escola mantida pelo Programa Mundial de Alimentos e por uma agência de ajuda humanitária do Afeganistão; sem espaço para todos, alguns alunos sentam no chão para acompanhar os ensinamentos
Crianças de rua recebem alimento e educação em uma escola mantida pelo Programa Mundial de Alimentos e por uma agência de ajuda humanitária do Afeganistão; sem espaço para todos, alguns alunos sentam no chão para acompanhar os ensinamentos
Foto: AP

Criado em Araranguá (SC), o Hands on se estende para instituições de ensino das redes pública e privada em todo o Brasil. ¿Basta efetuar um cadastro e obter habilitação para acesso o portal do Laboratório de Experimentação Remota 'RexLab', explicou aos pesquisadores o professor Juarez Silva, um dos coordenadores do projeto de criação de Laboratórios de Experimentação Remota na Universidade Federal de Santa Catarina.

O caráter democrático do projeto está presente em todas suas etapas de funcionamento. "Tudo que venha a ser construído tem que ser de baixo custo. Tudo é livre, tanto hardware quanto software. Se queremos disponibilizar recursos para uma rede cada vez mais vasta de pessoas e instituições, não faz sentido que seja em uma plataforma ou a partir de instrumentos que tenham donos", diz Silva.

Aulas de física

Em um dos experimentos disponíveis no laboratório, os alunos podem controlar lâmpadas e chaves de um quadro elétrico que exemplifica a associação em série paralela. O aluno precisa apenas de um computador com acesso a internet para acompanhar os resultados de suas ações transmitidas por uma câmera instalada junto ao equipamento real.

Para utilizar o dispositivo, a escola deve agendar um horário e os alunos, em outros momentos, podem agendar horários próprios para continuar explorando a ferramenta.

A pesquisa

O estudo foi realizado em âmbito nacional, e foram identificados 64 projetos inicialmente considerados relevantes. Destes, 26 foram caracterizados como realmente inovadores, de acordo com os critérios determinados pela pesquisa, que envolveram aspectos da qualidade na educação, da integração das TIC e das tendências tecnológicas, como entornos colaborativos, meios sociais, conteúdos abertos e tecnologias móveis, entre outros.

Ao final, quatro projetos foram considerados de vanguarda e sofreram uma análise aprofundada, sendo objeto de discussão durante o seminário, juntamente a outras quatro experiências. São eles: Cartografias de Sentidos nas Escolas, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte; Fractal Multimídia: objetos de aprendizagem, do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, de Petrópolis, no Rio de Janeiro; Experimentação remota como suporte a ambientes de ensino-aprendizagem, desenvolvido em Araranguá, pela Universidade Federal de Santa Catarina; e Olimpíadas de Jogos Educacionais, da empresa Joy Street em parceria com o Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco.

Ações futuras

A Fundação Telefônica e OEI firmaram acordo, com duração de 10 anos, comprometendo-se a estudar, assessorar e promover práticas educativas voltadas para a melhoria da educação na América Latina. No médio prazo, a ideia é disseminar os resultados da pesquisa como forma de fomento de conhecimento nessa temática, a fim de beneficiar outros atores das áreas sociais e da educação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra