PUBLICIDADE

Lua cheia e solstício coincidem pela primeira vez em 40 anos, segundo a Nasa

A chamada Lua de Morango acontece nesta sexta-feira (21)

21 jun 2024 - 12h10
Compartilhar
Exibir comentários
Lua cheia sobre o céu de São Paulo
Lua cheia sobre o céu de São Paulo
Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

A Lua cheia de junho começa nesta sexta-feira (21), exatamente às 22h07 no horário de Brasília. Ela é chamada de "Lua de Morango", segundo um livro antigo dos Estados Unidos, chamado Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro).

Esse ano ela acontece muito próxima do solstício de inverno no Hemisfério Sul, que ocorreu na quinta (20). A Nasa destacou, em seu blog, que a lua de morango deste ano coincide pela primeira vez em 40 anos com o início do verão (no Hemisfério Norte). 

Normalmente, a lua cheia aparece uma vez no mês. Isso acontece pois ela passa por oito fases diferentes enquanto orbita a Terra, que muda o quanto a sua superfície aparece iluminada e visível para nós.

Quando a Terra fica entre ela e o sol, o satélite fica diretamente oposto à luz solar, o que dá a impressão de estar "cheia". Esse ciclo dura 29,5 dias, cerca de um mês.

Quando ocorrem duas luas cheias no mesmo mês, a nomenclatura muda para Lua Azul, um evento que acontece aproximadamente a cada 33 meses.

Quantas pessoas já pisaram na Lua? Quantas pessoas já pisaram na Lua?

Lua de morango

Apesar do nome “lua de morango”, o satélite não muda de cor. O nome ocorre por conta do período de colheita de morangos nos Estados Unidos, escolhido por povos nativos que plantavam frutas e vegetais nessa época.

O almanaque começou a publicar os nomes nativos americanos para as luas cheias mensais na década de 1930, muitos dos quais estão relacionados à natureza. Veja todos os nomes:

  • 25 de janeiro de 2024: Wolf Moon (Lua do Lobo)
  • 24 de fevereiro de 2024: Snow Moon (Lua de Neve)
  • 25 de março de 2024: Worm Moon (Lua de Minhoca)
  • 23 de abril de 2024: Pink Moon (Lua Rosa)
  • 23 de maio de 2024: Flower Moon (Lua das Flores)
  • 21 de junho de 2024: Strawberry Moon (Lua de Morango)
  • 21 de julho de 2024: Buck Moon (Lua dos Cervos)
  • 19 de agosto de 2024: Sturgeon Moon (Lua do Esturjão)
  • 17 de setembro de 2024: Harvest Moon (Lua da Colheita)
  • 17 de outubro de 2024: Hunter’s Moon (Lua do Caçador) 
  • 15 de novembro de 2024: Beaver Moon (Lua do Castor)
  • 15 de dezembro de 2024: Cold Moon (Lua Fria)

Solstício de inverno

O solstício de inverno marca o início da estação, que acontece quando um dos polos da Terra atinge a inclinação máxima em relação ao Sol, resultando no dia mais curto e na noite mais longa do ano.

O fenômeno ocorre uma vez ao ano em cada hemisfério: no Norte, entre os dias 21 ou 22 de dezembro, enquanto no sul, ocorre em 20 ou 21 de junho.

O evento é cultuado em diversos lugares, muitas vezes simbolizando renascimento, renovação e novos começos. Além disso, o solstício de inverno é um marco importante para os agricultores, indicando uma mudança nas estações e influenciando práticas agrícolas e festividades culturais.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade