Astrônomo tira incrível foto do Cristo Redentor "segurando" a Lua
Conversamos com Yuri Beletsky, astrônomo e fotógrafo que tirou uma bela foto da Lua cheia brilhando sobre o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
O astrônomo e fotógrafo Yuri Beletsky tirou uma foto espetacular da Lua. Nosso satélite natural costuma render cenas encantadoras por si só, mas o que torna o clique ainda mais especial é que ele conseguiu registrar a Lua cheia sobre o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como se fosse segurada pela estátua.
- Brasileiro tira foto da Lua crescente rica em detalhes
- Fases da Lua | Confira o calendário lunar de junho
Beletsky publicou o clique em seu perfil no Instagram em maio e o chamou de "Lua Cheia das Flores sobre o Cristo Redentor". O nome, que relaciona nosso satélite natural às flores, não foi escolhido por acaso.
Segundo o Old Farmer's Almanac, publicação norte-americana que registra os diferentes apelidos dados à fase lunar cheia desde a década de 1930, este nome foi usado por alguns povos originários norte-americanos. O motivo é que, por lá, as flores desabrocham em meados de maio.
"O tempo no Rio de Janeiro é sempre imprevisível e tivemos só que esperar pelo melhor. E deu perfeitamente certo!", escreveu ele na legenda da publicação. Além do tempo instável na Cidade Maravilhosa, Beletsky e seus colegas tinham outro problema que poderia impedir o registro: devido à altitude de quase 800 m, o Cristo Redentor costuma estar cercado por nuvens.
Não pense que os desafios acabaram aí: "Durante o evento, quando a Lua estava se pondo [por trás] da estátua, tivemos que nos mover rapidamente pela praia para capturar as várias fases da configuração", recordou o astrônomo em entrevista ao Canaltech.
Ver essa foto no Instagram
Ele contou que a Cratera Tycho é uma das formações que mais se destacam na foto. "Seus raios luminosos de rochas ejetadas e pulverizadas se estende por uma porção significativa do lado próximo da Lua", explicou. A cratera Copérnico, uma das estruturas que mais se destacam no
lado lunar que vemos da Terra, também apareceu.
Vale destacar ainda a beleza de Mare Tranquillitatis, o Mar da Tranquilidade — região lunar localizada na face visível do nosso satélite natural, composta de lava basáltica solidificada. "Este é o lar do local de pouso da Apollo 11, a primeira missão humana na superfície lunar", explicou o especialista. A foto mostra inclusive Mare Serenitatis, o Mar da Serenidade, outra região lunar onde a Apollo 17 pousou na década de 1972.
O astrônomo descreveu que a ideia de registrar a Lua sobre o Cristo Redentor surgiu após viagens anteriores à capital carioca. "Como astrônomo e astrofotógrafo, pensei imediatamente na possibilidade de capturar uma imagem da Lua acima da estátua, o que, na minha opinião, teria produzido um resultado impressionante", acrescentou.
Dicas para tirar fotos da Lua
Para o clique, Beletsky usou uma câmera Nikon Z7II e uma teleobjetiva de 800 mm — inclusive, foi esta a responsável por a Lua parecer tão grande na foto. Mas não basta o equipamento: ele ressaltou que, para tirar fotos da Lua, o planejamento é essencial.
Para isso, ele usou o app Planit Pro (Android e iOS). O aplicativo permite planejar e pré-visualizar a cena desejada em qualquer lugar a qualquer momento, e indica lugares para o posicionamento da câmera.
"Um dos recursos absolutamente únicos do aplicativo é a capacidade de produzir uma imagem simulada da cena: o objeto em primeiro plano e a Lua. Isso permite que o fotógrafo verifique visualmente o alinhamento entre o objeto e a Lua e ajuste a localização da câmera, se necessário", explicou ele, ao Canaltech.
Caso você não tenha equipamentos do tipo em mãos, sem problemas. "Qualquer câmera digital iria funcionar, não se preocupe com isso — mas uma lente de telefotos funcionaria melhor", sugeriu ele. Outra dica é usar um bom tripé. "Isso vai te ajudar a conseguir imagens nítidas e a evitar tremores da câmera".
Finalmente, o fotógrafo recomenda atenção para usar o foco correto, garantindo nitidez à imagem. "Configure a exposição de acordo com as condições ideais de iluminação. E experimente!", finalizou. Pronto para colocar as dicas em prática?
Trending no Canaltech:
- Sol vai sofrer inversão magnética. O que acontecerá com a Terra?
- Câmara dos EUA aprova banimento de drones da DJI
- Review Redragon Icon | Headset com som alto, mas desconfortável
- NASA quer colocar "estrela artificial" na órbita da Terra
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Implosão do submarino Titan completa 1 ano, ainda sem respostas