PUBLICIDADE

Plutão e maior lua de Netuno podem ser irmãos de origem, sugere estudo

A pesquisa identificou que tanto Plutão quanto Tritão apresentam composições químicas similares

19 jun 2024 - 10h54
Compartilhar
Exibir comentários
Lua de Netuno e Plutão podem ser irmãos de formação
Lua de Netuno e Plutão podem ser irmãos de formação
Foto: Nasa

Em uma descoberta que pode reescrever a história do nosso Sistema Solar, pesquisadores sugerem que Plutão, outrora planeta anão, e Tritão, a maior lua de Netuno, podem ser irmãos gelados com origens entrelaçadas no distante Cinturão de Kuiper.

A pesquisa, conduzida por Kathleen Mandt do Goddard Space Flight Center da Nasa, em Maryland, revela que tanto Plutão quanto Tritão apresentam composições similares, ricas em nitrogênio e com quantidades significativas de metano e monóxido de carbono. 

De acordo com os cientistas, essa assinatura química aponta para uma formação conjunta em regiões frias e externas do Sistema Solar primordial, onde o nitrogênio era abundante.

Mandt explicou que eles provavelmente se formaram na mesma região, que não seria onde está agora o Cinturão de Kuiper. 

A pesquisa sugere ainda que os dois corpos celestes se originaram a uma distância entre uma e cinco unidades astronômicas (UA) um do outro, antes do Sistema Solar se estabilizar.

Como os planetas se formaram? Como os planetas se formaram?

Outras informações embasam a teoria da irmandade e incluem a similaridade na densidade de ambos os corpos e a presença de oceanos subterrâneos em seus passados. 

Contudo, acredita-se que Tritão foi ejetado de sua região natal por forças gravitacionais e capturado por Netuno, enquanto Plutão permaneceu em seu local de nascimento no Cinturão de Kuiper.

Apesar de terem sido visitados por espaçonaves no passado, Tritão pela Voyager 2 em 1989 e Plutão pela New Horizons em 2015, uma missão para revisitá-los e desvendar completamente os segredos de sua origem ainda é um sonho distante.

A líder do estudo, no entanto, disse que é pouco provável que isso aconteça em breve, pois leva muito tempo para viajar até lá.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade