Leonardo da Vinci tinha a resposta para os drones... há 500 anos
Geometrias inspiradas em Da Vinci podem ser a chave para drones mais silenciosos e sustentáveis
Embora, de um tempo para cá, os drones pareçam estar associados à maquinaria bélica dos diferentes conflitos no planeta, a verdade é que sua utilidade sempre foi ambicionada muito além dos campos de batalha. Esses dispositivos poderiam ser a solução para muitos dos problemas das grandes cidades, mas têm vários "poréns", e um em particular.
Acontece que a solução pode ter estado guardada em um caderno durante séculos.
Leonardo e um dilema "moderno"
O gênio de Leonardo da Vinci, embora limitado pela tecnologia de sua época, parece ter voltado a ganhar relevância cinco séculos depois. Seus cadernos, repletos de esquemas visionários, incluíam o célebre "parafuso aéreo", um design helicoidal concebido como máquina voadora que, embora nunca tenha sido construído nem viável com os recursos do Renascimento, já representava uma ideia primitiva de hélice geradora de sustentação.
Agora, um estudo da Universidade Johns Hopkins, disponível no arXiv e ainda pendente de revisão por pares, aponta que esse mecanismo poderia resolver um dos problemas mais sérios dos drones atuais: o ruído excessivo.
Um problema contemporâneo
Os drones, sem dúvida, tornaram-se uma ferramenta onipresente: são usados em resgates no Himalaia, em experimentos ambientais em ilhas do Pacífico, em missões militares, artísticas ou até recreativas. No entanto, a sociedade começa a percebê-los como uma fonte crescente de poluição sonora.
Um relatório de 2021 já alertava que o barulho dos drones não apenas iguala, ...
Matérias relacionadas
Nova versão do mais novo dispositivo doméstico da Xiaomi torna real ficção científica