PUBLICIDADE

Leega Academy amplia formação de profissionais de TI com curso EAD

Empresa brasileira de consultoria e outsourcing em Data Analytics lança formação a distância para capacitar profissionais e atender demanda crescente de mercado

5 set 2023 - 14h02
(atualizado às 18h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A Leega lançou um programa de ensino à distância, voltado para formação em Tecnologia da Informação especializada em dados e foco profissional. Entre os setores de TI, os de análise de dados, nuvem e Inteligência Artificial estão entre os que mais vêm crescendo por questões transversais.

Foto: Leega / Canaltech

Atualmente, esses campos compõem praticamente toda a estrutura de comunicação e grande parte da infraestrutura da sociedade moderna e conectada. Tanto por isso, é natural que cada vez mais empresas incorporem departamentos de análise de dados em suas estruturas.

Quem é a Leega?

Integrar profissionais de dados à estrutura corporativa é essencial para a saúde de uma empresa. Seja para interpretar modelos e projeções de gestão, ou para tratamento, segurança e governança de informação em um mundo onde praticamente todos têm alguma presença virtual.

Por essa razão, a busca por profissionais capacitados na área de dados cresce a cada dia, e poucos programas universitários, de fato, abordam essa formação em algum nível. Sendo assim, os cursos de especialização são uma exigência, muitas vezes até mais urgente do que um diploma de nível superior.

Pensando justamente nessa demanda, a Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing, especialista em solução de Análise de Dados e Cloud, quer expandir o alcance do seu programa de formação. Em conversa exclusiva com o Canaltech, Eduardo Pinto da Silva, Sócio e Diretor da Leega Academy, compartilhou um pouco da história da empresa e como nasceu o novo produto.

"Desde o início da Leega, nós tínhamos um programa de trainee [para empresas], que até hoje chamamos internamente de turma de formação, porque o objetivo é justamente este, formar pessoas, e esse programa foi evoluindo. No começo deste ano chegamos à 15ª turma formada, mas em 2022 decidimos estruturar ainda mais esse programa. Por mais que ele já desse resultado, formando bons profissionais, nós sentíamos que em alguns pontos era possível melhorar"

Por que EAD?

Até então, os treinamentos oferecidos pela Leega Academy eram síncronos, com aulas presenciais ou remotas, mas sempre em tempo real. Em ambientes corporativos, este formato funciona bem, uma vez que as empresas contratam o programa e aplicam no próprio ambiente da companhia, ou deslocam seus times para a sede da Leega. No entanto, existe uma barreira grande de acessibilidade para pessoas fora desse ambiente.

Para reforçar a qualidade do Leega Academy, a empresa trouxe profissionais do meio acadêmico, além da equipe que já pertencia à Leega. Com isso, foi possível moldar um programa de formação, até então voltado para o mercado corporativo, acessível a um perfil de público mais abrangente.

"Nós tínhamos uma dificuldade com relação à pessoa física, porque você pode até soltar uma agenda de cursos, mas sabemos da dificuldade de horários, disponibilidade de dias. Há muito tempo, antes do nome Leega, nós já fizemos um treinamento assim, mas (...) nunca dava quórum naquela data, um não pode em um dia, os horários não batem. Assim enxergamos no EAD a possibilidade de levar esse treinamento também para mais pessoas"

Ao contratar a plataforma da GuruMatch, empresa especializada em Ensino à Distância, a equipe da Leega conseguiu direcionar sua expertise para o preparo de conteúdo didático e materiais de apoio, sem precisar dedicar equipes internas para criar um ecossistema do zero. Segundo o diretor e sócio da Leega, a escolha pela plataforma foi justamente por ela atender a toas as demandas, tanto de recursos quanto de infraestrutura, que eles julgaram imprescindíveis para o novo produto.

A formação conta com aulas assíncronas, materiais de apoio, metodologia de estudos de caso e resolução de problemas, e sistema de avaliação continuada entre módulos. Com isso, os usuários podem assistir às aulas, e realizar atividades avaliativas em seu próprio tempo, sem a preocupação de consumir aquele conteúdo rapidamente para não ficar atrasado em relação ao conteúdo geral.

"[A plataforma da GuruMatch] tem essa possibilidade de fóruns, e a possibilidade do organizar eventos ao vivo. Será online, mas terá uma pessoa ali podendo interagir. Estamos lançando agora o produto, então não implementamos isso ainda, a ideia por enquanto é lançar o conteúdo. Uma possibilidade, inclusive, é utilizar ferramentas de interação com IA."

Os idealizadores da Leega também estudam a possibilidade de, no futuro, trazer mais ferramentas e conteúdos de apoio, como eventos ao vivo ou plataformas de discussão. Por outro lado, primeiro é preciso entender como as primeiras turmas do formato EAD irão interagir com a plataforma, para analisar demandas e entregar novas experiências que façam sentido.

Pré-requisitos e preços

Outra vantagem do EAD é que o curso não é vendido por acesso mensal, mas por módulos que podem ser adquiridos separadamente ou em uma trilha completa. O tempo de acesso é definido baseado no tempo estimado para cumprir cada módulo, mas com uma janela de tempo ampla para a conclusão do curso completo.

A Leega montou um programa que compreende de fundamentos essenciais a módulos avançados. Contudo, mesmo sem uma formação em TI, alguns elementos exigem noções básicas de programação, algum conhecimento em Python e outras linguagens. Dessa forma, mesmo o programa completo ainda irá exigir que o profissional tenha, pelo menos, alguns cursos livres, mesmo que gratuitos.

Programa de formação da Leega Academy abrange boa parte das ferramentas mais utilizadas. (Imagem: Leega/Divulgação)
Programa de formação da Leega Academy abrange boa parte das ferramentas mais utilizadas. (Imagem: Leega/Divulgação)
Foto: Canaltech

Os módulos individuais mais básicos custam cerca de R$ 180. Já as trilhas completas, como a de Engenheiro de Dados, custam a partir de R$ 1.315,00, com 25% de desconto em relação à contratação das unidades individuais do programa.

Como se trata de um programa voltado para estudantes e profissionais em formação, é importante para a Leega que o curso seja acessível, também, financeiramente. Sendo assim, o valor das trilhas completas pode ser dividido em parcelas um pouco mais baratas do que o custo de cada módulo.

Formação de qualidade

Além da experiência e conhecimento, a Leega Academy fornece certificados de conclusão que validam suas habilidades e conhecimentos dentro dos programas completados.

Graças ao novo formato, inclusive, é possível contratar cursos adaptados ao ecossistema virtual das próprias empresas, com interface adaptável e conteúdo sob demanda para situações e treinamentos específicos.

Programa EAD oferece conteúdo com curadoria voltada para mercado profissional e certificações de alto padrão. (Imagem: Leega/Divulgação)
Programa EAD oferece conteúdo com curadoria voltada para mercado profissional e certificações de alto padrão. (Imagem: Leega/Divulgação)
Foto: Canaltech

A Leega possui mais de 20 anos entregando soluções em TI e análise de dados para clientes dos mais diversos segmentos, entre SulAmérica, Dotz, Wheaton e 88i. Com o Leega Academy, a missão de formar bons profissionais em um setor com demanda crescente se estende para fora da bolha empresarial, atendendo também quem está buscando entrar ou se especializar nesse mercado, mesmo que sem um vínculo corporativo.

As inscrições para o Leega Academy estão disponíveis na página oficial do curso, bem como detalhes sobre valores, módulos oferecidos e condições de pagamento.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade