Japão está desesperado para reativar sua taxa de natalidade, então em Tóquio eles tiveram uma ideia: creches gratuitas
Governadora anunciou semana de trabalho de quatro dias para apoiar a taxa de natalidade "Não há tempo a perder", alerta o líder sobre a grave crise demográfica que o Japão está vivendo
O Japão se acostumou a olhar para suas estatísticas demográficas com o coração na mão. Especialmente aquelas que têm a ver com a taxa de natalidade. Em 2023, o país encadeou seu oitavo ano consecutivo com queda de nascimentos, registrando um declínio de 5,1% que arrastou sua taxa de natalidade para mínimos históricos. Em Tóquio, eles decidiram que é hora de buscar soluções. Estão fazendo isso enfatizando a conciliação entre trabalho e vida familiar. Depois de sua primeira mudança, focada na semana de trabalho de quatro dias, ela agora quer se concentrar em creches.
Como? Oferecendo-as de graça.
Creches liberadas
Se os planos do governo de Tóquio forem adiante e acabarem se concretizando, no ano que vem criar filhos será mais barato para as famílias da cidade. A governadora Yuriko Koike anunciou que quer oferecer creche gratuita a todas as crianças em idade pré-escolar.
A medida seria aplicada a partir de setembro, coincidindo com um dos semestres em que o ano letivo é dividido, e será aplicada sem distinção. Será aplicável tanto aos primogênitos quanto aos segundos e sucessivos filhos de uma família.
"Não há tempo a perder"
No momento, a imprensa japonesa não dá mais detalhes, nem especifica quanto custará a medida, mas citou alertas da própria Koike, no cargo desde 2016 e que ocupou outras responsabilidades na administração japonesa, como a de Ministra do Meio Ambiente ou da Defesa.
Sem panos quentes, Koike reconheceu que o país enfrenta "uma crise" devido ao declínio ...
Matérias relacionadas
Ucrânia e Rússia copiaram a mesma estratégia para combater drones: vans com 24 armas muito especiais