Já vimos drones fazendo de tudo na Ucrânia, mas isso é novidade: eles estão chegando perdidos em países não envolvidos na guerra
O pano de fundo do incidente é a corrida acelerada entre Kiev e Moscou para implantar armas de longo alcance
Na guerra na Ucrânia, vimos drones lançando drones para abater outros drones, enxames de drones detendo e capturando recrutas, e até drones agindo praticamente por conta própria graças à IA. Mas o que não tínhamos visto até agora é um drone se perdendo e, eventualmente, viajando até um país fora do conflito para causar impacto.
Um drone na Estônia
Sim, a guerra na Ucrânia cruzou fronteiras de maneiras perturbadoras. Na Estônia, a cerca de 80 quilômetros da fronteira com a Rússia, um agricultor encontrou os restos de um drone de ataque ucraniano que desviou do alvo e explodiu em seu campo, sem causar ferimentos ou danos graves.
Segundo as autoridades de segurança interna do país báltico, tudo indica que a aeronave, que pretendia atacar instalações russas em São Petersburgo, foi desviada pelas intensas operações de guerra eletrônica e pelo poderoso bloqueio de GPS que Moscou emprega sistematicamente na região da fronteira. O incidente marca a primeira entrada conhecida de um drone ucraniano no território de um país não beligerante desde 2022, ressaltando a fragilidade das fronteiras aéreas europeias diante do impasse tecnológico entre os dois lados.
Uma vulnerabilidade e guerra eletrônica
A diretora do serviço de segurança da Estônia, Margo Palloson, explicou que a aeronave caiu no meio da noite, desviando-se de sua rota pretendida devido às contramedidas russas de spoofing e jamming.
O Ministro da Defesa, Hanno Pevkur, insistiu que esses incidentes não são isolados: drones ...
Matérias relacionadas
FBI prende homem que gastou R$ 700 mil em cartas de Pokémon e videogames com cartão corporativo
Quer melhorar a imagem da sua TV? Experimente ligar e desligar esta função
Starship ficou laranja após o voo 10: SpaceX não explicou o porquê, mas a internet tem suas teorias