Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália aplica multa milionária ao TikTok por não proteger menores de conteúdos perigosos

Autoridade antitruste italiana destaca vídeos que podem "ameaçar a segurança psicofísica dos usuários"

14 mar 2024 - 15h18
(atualizado às 15h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Autoridade de Defesa da Concorrência e do Mercado da Itália impôs uma multa de 10 milhões de euros ao TikTok por ineficácia em controlar conteúdos perigosos para menores.
TikTok é acusado de repassar informações ao governo chinês
TikTok é acusado de repassar informações ao governo chinês
Foto: Solen Feyissa via Unsplash

A Autoridade de Defesa da Concorrência e do Mercado (AGCM) da Itália impôs uma multa de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 54,4 milhões) ao TikTok. A penalidade decorre da ineficácia da rede social em controlar a disseminação de conteúdos considerados perigosos para menores e usuários vulneráveis.

Entre as preocupações está à difusão de vídeos que podem "ameaçar a segurança psicofísica dos usuários".

A AGCM destacou que vídeos de desafios como o da "cicatriz francesa", que consiste em apertar a pele das bochechas até o surgimento de hematomas, são frequentemente recomendados pelo algoritmo da plataforma, especialmente para o público mais jovem.

Essa prática contraria as necessidades de proteção desse grupo, dada sua maior suscetibilidade a influências externas e dificuldade em discernir entre realidade e ficção.

Como ensinar algoritmos das redes sociais a mostrar o que você quer ver Como ensinar algoritmos das redes sociais a mostrar o que você quer ver

O TikTok, que é uma das redes sociais mais populares na Itália, tem estado sob escrutínio constante por reguladores globais, em especial nos Estados Unidos, onde recentemente a Câmara dos Representantes avançou com propostas para a sua proibição.

A empresa manifestou discordância com a decisão da autoridade italiana, argumentando que já havia reduzido a visibilidade do conteúdo questionado para menores de 18 anos e que a frequência de buscas pelo termo relacionado era mínima antes da investigação da AGCM.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade