Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Internet

Guerra de palavras é travada nos limites da Wikipédia

14 jun 2009 - 14h17
Compartilhar

Um dos traços interessantes e inesperados da Wikipédia é que os artigos mais controversos e procurados - sobre aborto, política, concepção em virgindade - são muitas vezes os mais precisos e os menos sujeitos a vandalismo. Não que não existam pessoas tentando causar confusão. Mas as visitas frequentes garantem que o vandalismo seja removido rapidamente, com o auxílio de ferramentas automatizadas capazes de reconhecer formas cruas de expressão antes mesmo que sejam utilizadas.

Wikipedia
Wikipedia
Foto: Reprodução

» Wikipédia veta colaboração de membros da Cientologia

» Jovem engana imprensa mundial com dado falso na Wikipédia

» Wikipédia é confiável, diz especialista

» Wikipédia poderá controlar conteúdo publicado no site

Mas quando deixamos para trás essas vias mais frequentadas, as coisas podem se tornar bem mais complicadas. Alguns erros de percurso e você pode se ver em território sujeito a tiroteios entre grupos rivais.

Inimigos ferrenhos se envolvem em disputas quanto à formulação de tópicos tão obscuros - historiadores armênios do primeiro milênio, por exemplo, ou cereais para café da manhã - que é fácil para um observador isento questionar se aquele tipo de assunto merece mesmo disputas tão ferozes.

Mas é exatamente a obscuridade que torna esses artigos da Wikipédia tão propensos a resultar em disputas, conflitos e vandalismo. Um dos preceitos básicos da enciclopédia online é o de que artigos sejam escritos de um ponto de vista neutro. E pode ser difícil esperar neutralidade com relação a certos tópicos.

Por exemplo, os 430 artigos que a Wikipédia oferece sobre os diversos aspectos da cientologia representam uma guerra civil sem contornos definidos, um "miasma", na definição de Brad Matetsky, advogado de Nova York que se especializa em litígios empresariais. Matetsky é membro do Comitê de Arbitragem da Wikipédia, que no mês passado decidiu interferir nas escamaruças travadas em torno de verbetes da enciclopédia online relativos à cientologia.

Em uma decisão ampla que tem poucos precedentes nos oito anos de história da Wikipédia, o comitê bloqueou a edição de seu conteúdo por "todos os endereços IP controlados ou operados pela Igreja da Cientologia e seus associados, interpretados em sentido amplo". A decisão permite que os usuários que utilizam esses endereços apelem por readmissão em base de caso a caso.

"Nós bloqueamos os computadores que eles usam no trabalho, mas essas pessoas podem continuar a editar conteúdo de seus laptops, ou dos computadores de seus filhos em casa", disse Roger Davies, o membro do comitê que se encarregou de redigir o relatório completo sobre o caso, depois de cinco meses de coleta de dados e deliberações. (O material referente ao caso contém cerca de meio megabyte de dados, segundo ele, o equivalente a 400 páginas impressas.)

A decisão abarca diversas sanções a dezenas de usuários, entre os quais críticos da cientologia e administradores da Wikipédia. As sanções variam de repreensões amenas por falhas de comportamento à proibição de editar qualquer texto da Wikipédia, passando pela proibição de editar textos específicos sobre a cientologia. Entre as violações punidas estavam trocas de ofensas e repetidos cancelamentos de alterações realizadas por terceiros sem que estas decisões fossem primeiro discutidas.

"Estava claro que esse caso suscitaria controvérsias, já desde o começo", disse Davies em entrevista telefônica, de Londres, onde ele trabalha como redator. "O que fizemos foi, na verdade, garantir que não direcionássemos nossas críticas a qualquer alvo específico".

A Igreja da Cientologia aceitou a proibição, nesses termos, e afirmou em comunicado que "o mais importante é o fato de que a Wikipédia tenha por fim banido as pessoas que realizavam alterações não objetivas e parciais, com o propósito de criar antagonismo, em lugar de oferecerem informações precisas. Esperamos que essa decisão venha a resultar em artigos mais precisos e mais úteis na Wikipédia, à medida que esta evolui".

Há artigos sobre elementos detalhados das crenças e práticas da cientologia, pessoas importantes que seguem essa religião, importantes adversários de suas doutrinas, documentos relevantes divulgados por esses adversários e processos relacionados à legalidade da divulgação desses documentos.

Cada uma dessas categorias serve de potencial campo de batalha entre os dois extremos, ainda que as entradas individuais muitas vezes atraiam apenas algumas dezenas de visitas ao dia. Em resumo, os textos só importam ou para os seguidores da religião ou para pessoas que um dia o foram.

"Um dos problemas que encontramos com frequência se relaciona a questões que defino como 'de crença central' - política, religião, nacionalismo", diz Davies. "Religiões menos conhecidas, nacionalidades menos frequentes".

A decisão sobre a cientologia, que recebeu forte cobertura noticiosa, expôs o Comitê de Arbitragem, conhecido como ArbCom, às atenções de um público mais amplo. Sem dúvida a maioria dos usuários da Wikipédia nem mesmo desconfiava que existia uma espécie de tribunal de última instância para dirimir disputas sobre o site.

Dezenas de milhões de pessoas utilizam a Wikipédia em todo o mundo, mas poucos usuários - nem os mais envolvidos na edição do site - são capazes de dizer exatamente como ou por que ele funciona.

Os dois membros do comitê que entrevistei concordam em que suas funções não são vitais para a operação continuada do site - os campos em disputa sobre a maioria das questões, afinal, costumam se digladiar sem interferência de governos, e os usuários comuns são sensatos o bastante para manter a distância -, mas eles afirmam que a capacidade de excluir pessoas que agem de má fé ao usar o site o torna mais amigável, mais eficiente e mais receptivo ao trabalho de novos colaboradores.

Os usuários da Wikipédia selecionam os integrantes do comitê por eleição, e Matetsky informa que é o único advogado praticante entre eles, ainda o órgão inclua alguns estudantes de Direito. Ele diz que "muita gente considera irônico que, embora eu seja o advogado especializado em litígios, costume estar sempre do lado das segundas oportunidades e da leniência quanto a delitos".

Matetsky afirma que costuma resistir a expulsões diretas - se absteve na votação de sanções no caso da cientologia - porque "para um usuário banido, a Wikipédia passa a ser 'a enciclopédia que todos podem editar menos ele'".

A descoberta que a Wikipédia não é o paraíso anárquico que muita gente imagina pode ser um choque para alguns. Outros consideram que a situação é um exemplo de hipocrisia, por provar que existem usuários que controlam o conteúdo da enciclopédia e se beneficiam de sua imensa popularidade, sem que estejam sujeitos a qualquer escrutínio público.

Mas se considerarmos as coisas com mais distanciamento, fica evidente que, em sua breve história, a Wikipédia está replicando a criação da sociedade, de um Éden sem regras e sem muita necessidade delas a uma organização moderna.

"A burocracia é inevitável", diz Joseph Reagle, que escreveu uma tese de doutorado sobre a história da Wikipédia e da cultura colaborativa, atribuindo a idéia ao sociólogo alemão Max Weber. "Mesmo que exista uma suposta anarquia ou coletivo, não quer dizer que não existam regras, mas sim apenas que as regras são implícitas".

Tradução: Paulo Migliacci ME

The New York Times
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra