Há seis anos, o Google decidiu nos livrar dos cookies de uma vez por todas, mas a realidade bateu na porta
Seis anos após iniciar seus esforços para se livrar dos cookies, Google está abandonando quase todos os projetos nesse sentido Iniciativa foi controversa desde o início devido às tentativas do Google de fornecer solução que ameaçava livre concorrência
O Google anunciou o fim da maioria de suas tecnologias do Privacy Sandbox. Esses sistemas começaram a ser desenvolvidos há seis anos com a intenção de eliminar os cookies, mas só agora a iniciativa desaparece quase completamente após sofrer graves problemas e atrasos. A decisão afeta desenvolvedores, anunciantes, editores e usuários do Chrome, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.
O sonho era que o navegador Chrome eventualmente tivesse um sistema no qual os dados usados para a personalização da publicidade que vemos no navegador residissem em nossos dispositivos. A partir daí, esses sistemas usariam algoritmos para oferecer publicidade direcionada, e todos sairíamos ganhando: os anunciantes poderiam continuar enviando publicidade "personalizada", mas sem rastrear cada usuário especificamente e individualmente.
No blog oficial do desenvolvimento, seu CEO, Anthony Chavez, explicou que irá descontinuar a grande maioria das tecnologias que programou para esse fim. Segundo o executivo, o abandono dos sistemas se deve à sua "baixa taxa de adoção". Algumas tecnologias permanecerão ativas: CHIPS (cookies "particionados"), FedCM (para fornecer uma identidade federada) e Private State Tokens (antifraude).
Além da baixa taxa de adoção, o Google acrescenta que o ecossistema de anunciantes, desenvolvedores e editores pedia soluções de publicidade e mensuração de desempenho capazes de operar amplamente. Era exatamente isso que muitos setores criticavam, acusando o Google de ...
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