Há muitas pessoas que andam olhando para baixo: a ciência acredita que isso tem explicação
Tristeza ou melancolia são as primeiras impressões que nos dá, mas vai muito além disso.
Andar pela rua e ver alguém andando com o olhar abatido pode nos fazer pensar imediatamente que a pessoa está vivenciando algo emocional, como tristeza. Mas a realidade é que andar abatido tem muitos significados, comprovados cientificamente, que vão muito além do campo da psicologia e nos fazem repensar os pensamentos que temos quando vemos alguém nessa situação.
Linguagem corporal
Uma das coisas mais importantes que apresentamos ao mundo são, sem dúvida, os nossos gestos. Estar constantemente com os braços cruzados, o que pode indicar uma atitude mais fechada, não é o mesmo que ser muito mais aberto diante de outra pessoa. E o olhar é outro elemento fundamental da nossa apresentação que podemos compreender perfeitamente.
O que a psicologia diz
A interpretação mais comum de olhar para baixo ao caminhar é atribuída à insegurança, timidez, tristeza ou baixa autoestima. É fato que evitar o contato visual pode parecer evasivo e, em uma sociedade como a nossa, isso é frequentemente considerado um sinal de vulnerabilidade ou de processamento emocional.
Isso é algo que tem sido refletido em vários estudos focados na comunicação não verbal, que reforçam essa ideia: uma postura curvada, olhar para o chão e a falta de contato visual podem indicar estados internos como introspecção, estresse emocional ou necessidade de proteção do ambiente.
No entanto, a área da psicologia alerta que essa interpretação excessivamente simplista ou "generalista" é ...
Matérias relacionadas
Um milhão de vendas em quatro dias: o game viral que está bombando na Steam
A China nos convenceu de que os monges Shaolin eram guerreiros ancestrais; foi puro "soft power"