Grandes empresas de tecnologia não param de demitir seus engenheiros, mas aceleram contratações
Em 2025, grandes empresas de tecnologia registraram 141 mil, embora longe das 430 mil de 2023. Ao mesmo tempo, Meta e Apple dispararam contratações em engenharia de inteligência artificial.
O mercado de trabalho para engenheiros de software em 2025 está passando por uma fase desconcertante. Enquanto muitas empresas realizam grandes rodadas de demissões e as vagas demoram mais para serem preenchidas, as grandes da tecnologia têm pisado no acelerador em suas contratações, registrando aumento moderado nos últimos meses.
Para entender esse fenômeno, Gergely Orosz, engenheiro, analista e autor de "The Software Engineer's Guidebook", cruzou dados de diferentes plataformas de emprego em tecnologia para oferecer uma análise detalhada do mercado de trabalho em 2025. O resultado mostra um cenário em transformação, no qual as regras tradicionais parecem ter mudado e os movimentos das Big Techs apontam para um futuro fortemente marcado pela IA.
Boom nas demissões, mas também nas contratações
Basta revisar rapidamente o arquivo de jornais recentes para descobrir que as empresas de tecnologia estão realizando rodadas de demissões em suas forças de trabalho. De acordo com dados da plataforma TrueUp, até o momento, neste ano, houve cerca de 141 mil demissões entre grandes empresas de tecnologia. Estima-se que 2025 encerre com 210 mil demissões, o que, apesar de ser um número elevado, fica abaixo das 430 mil registradas em 2023 ou das 239 mil em 2024.
No entanto, essas mesmas empresas são as que mais têm contratado nos últimos meses, registrando uma ligeira tendência de alta no total de novas ofertas no mercado de trabalho. O motivo: essas demissões não se devem a dificuldades ...
Matérias relacionadas