Geladeira desregulada aumenta desperdício de alimentos, aponta pesquisa
Cerca de 17% dos eletrodomésticos estavam com a temperatura errada — elas devem ficar em 2ºC e 7ºC
Um estudo conduzido pela Universidade RMIT, na Austrália, destaca que muitos lares mantêm suas geladeiras a temperaturas inadequadas, o que pode ser uma das causas do desperdício significativo de alimentos.
Contrariando as recomendações de manter as geladeiras entre 2°C e 7°C, as famílias monitoradas mantêm seus aparelhos fora dessa faixa, o que pode ter sérias implicações na segurança e qualidade dos alimentos.
A equipe monitorou as temperaturas de geladeiras e freezers em 56 residências e descobriram que 17% das geladeiras estavam fora da faixa recomendada
O estudo também mostrou que as temperaturas incorretas nas geladeiras podem acelerar a multiplicação de bactérias em alimentos muito quentes ou levar ao congelamento e queima de comidas que ficam muito frias;
No caso dos freezers, que devem estar entre -15°C e -20°C, também foram alvo do estudo, revelando que quase metade (43%) estava fora da faixa recomendada.
Desperdício
O desperdício de comida é um problema global, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Cerca de um terço das refeições do mundo é perdida todos os anos.
Para reverter esse cenário, sugerem os pesquisadores, o armazenamento de alimentos deve ser feito de forma correta pelos consumidores.
Além disso, práticas conscientes, como o uso de planejadores de porções e a substituição de alimentos frescos por opções congeladas com vida útil mais longa, podem ajudar a reduzir o desperdício e economizar dinheiro.