PUBLICIDADE

Fortune Tiger: jogo ilegal na mira da polícia inundou YouTube neste ano

Publicações ensinam supostas estratégias e trazem relatos de pessoas que teriam se dado bem apostando no "Jogo do Tigre"

5 out 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Fortune Tiger, também chamado de "Jogo do Tigrinho", domina o YouTube
Fortune Tiger, também chamado de "Jogo do Tigrinho", domina o YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

O Fortune Tiger, jogo de azar ilegal no Brasil investigado por suspeita de esquema de pirâmide, aparece em mais de 1.000 vídeos do YouTube postados desde o início deste ano, segundo levantamento do Byte.

Nas publicações, usuários ensinam supostas táticas para faturar no game, também chamado de "Jogo do Tigre", e dão depoimentos de ganhos pessoais. Identificamos que as postagens sobre o tema dispararam em 2023, mesmo que a divulgação desse tipo de plataforma contrarie as políticas do YouTube.

Em 2022, foram encontrados menos de 30 vídeos sobre esse jogo, contra cerca de 1.100 publicações desde o início deste ano. Os conteúdos adotam padrões repetitivos de frases apelativas e tentam fazer com que o usuário entre em grupos onde seriam repassadas estratégias para faturar no aplicativo.

O jogo entrou na mira da Polícia Civil do Maranhão após uma investigação da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic). Em uma operação deflagrada no final de setembro, foram apreendidos quatro automóveis de luxo, três motocicletas, uma moto aquática, joias e outros objetos.

A Polícia Civil também solicitou ao Judiciário o bloqueio de cerca de R$ 8 milhões em contas bancárias ligadas à influenciadora Skarlete Mello, conhecida por fazer rifas online e divulgar jogos de azar.

“Estamos buscando dados para confirmar a suspeita de pirâmide financeira. Nesta operação, se investiga pessoas que ajudam a dar capilaridade, a expandir o número de participantes desses jogos que são ilegais”, destacou o titular da Seic, delegado Augusto Barros.

Ele destacou que quem promove e se remunera a partir dos jogos está na mesma ilegalidade.

Outro lado

Procurado pelo Byte, o YouTube afirmou que "não permite spam, golpes ou outras práticas enganosas que prejudiquem a comunidade da plataforma". O site também barra, em tese, conteúdos que tenham como objetivo principal induzir os usuários a sair do YouTube e acessar outro site.

A rede social afirmou que orienta seus usuários para que não postem conteúdos que se encaixem em definições como as abaixo:

Vídeo de spam: conteúdo repetitivo, não direcionado ou postado de forma excessiva e que realiza alguma das seguintes ações:

  • Promete determinado conteúdo, mas direciona os espectadores do vídeo para fora do site;
  • Recebe cliques, visualizações ou tráfego fora do YouTube prometendo aos espectadores ganho rápido de dinheiro;
  • Direciona o público para sites que espalham software nocivo e/ou tentam coletar informações pessoais ou outros sites prejudiciais aos usuários;

Miniaturas ou metadados enganosos: usa o título, as miniaturas ou a descrição para induzir os usuários a acreditar que o conteúdo é algo diferente do que realmente é.

Golpes: conteúdo que oferece brindes em dinheiro, esquemas de enriquecimento rápido ou de pirâmide (envio de dinheiro sem um produto tangível em uma estrutura de pirâmide).

Dos vídeos analisados, praticamente todos batem de frente com as diretrizes da rede.

Vídeos batem de frente com políticas do YouTube
Vídeos batem de frente com políticas do YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

Os mais de 1.000 vídeos seguem padrões similares de títulos chamativos e contêm palavras-chave — como "estratégia", "ganhar", "tática" e "faturar" —  empregadas sistematicamente nas tags e descrições, em uma provável tentativa de chamar a atenção de algoritmos de sistemas de busca.

Também são frequentes links que levam para plataformas externas, onde o usuário teria acesso às dicas para faturar no Fortune Tiger.

Somente com o título "Fortune Tiger Estratégia? Fortune Tiger o Melhor Robo - Bug Fortune Tiger Subir Banca Jogo do Tigre", escrito exatamente desta forma, foram encontrados registros de sete vídeos diferentes publicados na plataforma entre os dias 24 e 29 de setembro.

Parte dos vídeos está sediada em canais cujo conteúdo é direcionado ao ramo de aplicativos de apostas. É o caso do ESPIGA 0.3, de Anderson Soares, canal que mais fez publicações divulgando o jogo, com 68 vídeos.

Em seu canal, Anderson mostra supostas jogadas de sucesso no Tigre e divulga um grupo no Telegram onde ele passaria estratégias certas para ganhar no jogo a seus seguidores.

Outra parcela, entretanto, se encontra em canais de assuntos diversos e com milhares de inscritos.

YouTube tem centenas de vídeos divulgando o Fortune Tiger
YouTube tem centenas de vídeos divulgando o Fortune Tiger
Foto: Reprodução/YouTube

Um desses é o DJ Pissom O Estouro Da Midia Oficial, que até o momento desta publicação sediava 18 vídeos divulgando o Fortune Tiger.

Uma análise na lista de publicações mostra que a página de mais de 100 mil inscritos, originalmente destinada à música, está atualmente repleta de vídeos de propagandas de jogos, esquemas e produtos pouco confiáveis.

Tentamos contato com os donos desses dois perfis do YouTube para obter mais informações sobre as publicações mas, até o fechamento desta reportagem, não obtivemos resposta. A influenciadora Skarlete Mello também não nos respondeu.

Tentamos falar com porta-vozes do Fortune Tiger, mas a empresa não possui representantes legais no Brasil.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade