PUBLICIDADE

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube

Confira o visual antigo do YouTube e como a plataforma mais popular de streaming de vídeo evoluiu ao longo dos anos

19 ago 2023 - 12h00
(atualizado em 20/8/2023 às 11h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Você recorda como era o visual antigo do YouTube? A popular plataforma de streaming foi inovadora ao tornar simples e acessível o compartilhamento de vídeos online.

Como eram as versões antigas do YouTube

Criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, três ex-funcionários do PayPal, o YouTube é uma importante plataforma para quem deseja compartilhar conteúdo audiovisual de diversos tipos, desde educativo até entretenimento.

Desde o princípio, o YouTube cresceu de forma acelerada devido à sua facilidade de uso e à falta de um concorrente igualmente bom. Em 2006, o Google adquiriu o site de vídeos por $1,65 bilhão, o que ajudou a impulsionar ainda mais sua popularidade.

YouTube em 2005

A versão inicial da página do YouTube na internet exibia um design bastante simples, inspirado na estética do Google — que na época ainda não era dono do YouTube. A plataforma oferecia sugestões de tags de busca populares e apresentava algumas opções de vídeos enviados por outros usuários.

O YouTube estreou na internet em 2005 (Imagem: Reprodução/Web Design Museum)
O YouTube estreou na internet em 2005 (Imagem: Reprodução/Web Design Museum)
Foto: Canaltech

YouTube em 2007

Após a aquisição pelo Google, o YouTube passou por uma evolução visual significativa. A plataforma expandiu suas opções, com maior variedade de vídeos para escolher, além de ferramentas e recursos para aprimorar a experiência do usuário.

Foto: Eyestetix Studio/Unsplash / Canaltech

YouTube em 2009

No ano de 2009, o YouTube passou por leves modificações em sua página, que resultaram em um visual mais organizado e com destaque maior no campo de busca.

YouTube em 2012

No ano de 2012, a página do YouTube passou por uma transição visual, adotando uma estética bastante diferente em comparação aos anos anteriores. No entanto, essa mudança teve uma duração relativamente curta.

YouTube em 2013

Em pouco tempo, YouTube optou por realizar outra alteração de design e obteve resultado que serviu como base para a aparência atual do site. Isso inclui um menu de opções localizado no canto esquerdo e uma ênfase nos vídeos no centro da página, se estendendo até o lado direito.

YouTube em 2018

Em 2018, é possível notar que o site do YouTube preservou o design, porém adotou uma abordagem mais simplificada e organizada em comparação aos anos anteriores. O destaque principal está no logo, o qual passou pela maior alteração desde sua versão inicial.

YouTube em 2023

Com alguns ajustes estéticos, o YouTube continua, em 2023, a adotar um design semelhante ao dos anos anteriores. O formato geral da página permanece praticamente constante, assim como o logotipo da plataforma, que não passou por mudanças significativas ao longo desse período.

Se você quiser aprender como fazer parte da plataforma, confira como criar um canal no YouTube e como enviar vídeos para a plataforma.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade