Encontramos uma planta evolutivamente mais próxima da alface do que do cânhamo capaz de produzir 40 canabinoides
A planta pode nos ajudar a propor novas terapias baseadas nesses compostos
Os compostos canabinoides estão intimamente relacionados às plantas do gênero Cannabis, o cânhamo. Uma relação que se manifesta no próprio nome desses elementos, entre os quais talvez os mais reconhecíveis sejam o THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) e o CBD (canabidiol). No entanto, essa ligação não é exclusiva.
O guarda-chuva de lã
A Helichrysum umbraculigerum (também conhecida como guarda-chuva de lã) é uma planta nativa da África do Sul que se destaca por conter 40 compostos da família dos canabinoides, muitos deles desconhecidos até agora. Esta planta pertence ao gênero conhecido como flor de papel ou helichrysum, um gênero muito distante taxonomicamente da cannabis, e mais próximo de plantas como girassois ou alface.
Além do fato marcante, a equipe responsável pela análise ressalta que a descoberta pode nos ajudar no desenvolvimento de novas terapias ligadas a esses compostos.
"Encontramos uma nova fonte importante de canabinoides e desenvolvemos ferramentas para sua produção sustentada, o que pode ajudar a explorar seu enorme potencial terapêutico", disse Shirley Berman, membro da equipe responsável pela descoberta, em comunicado à imprensa.
Várias terapias
Embora em alguns casos não tenhamos evidências sólidas de sua eficácia, o uso terapêutico dos canabinoides vem se expandindo à medida que avança o estudo de suas propriedades bioquímicas e terapêuticas. Um contexto em que esses compostos se destacam é no alívio de náuseas em pessoas em tratamentos agressivos, ...
Matérias relacionadas
O segredo dos pilotos de caça chineses é uma técnica muito particular da dinastia Song: o qigong