PUBLICIDADE

Em um mundo tecnológico, habilidades humanas destravam o sucesso empreendedor

Novas tecnologias tem o potencial de transformar o mundo, mas as habilidades humanas ainda são o grande diferencial para empresas

7 jun 2023 - 12h01
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Estamos vivendo uma era de profundas transformações tecnológicas e consequentemente, profunda transformação econômica e social. A consolidação de tecnologias emergentes nos projeta para um futuro incerto e paradoxal, gerando a necessidade de profundidade técnica e humana. As novas tecnologias advindas da Inteligência Artificial estão modificando a vida das pessoas e, consequentemente, as relações de trabalho. Mudanças na cadeia de suprimentos e a transição energética podem impactar diretamente 1,1 bilhão de empregos, tornando a requalificação uma questão urgente em todo o mundo.

Foto: Pexels/Mikael Blomkvist / Canaltech

À medida que os empregos são redesenhados e as habilidades necessárias mudam, os trabalhadores deverão ajustar-se a uma nova realidade: conviver com a demanda de habilidades tecnológicas, principalmente na área de análise de dados. Esse talvez seja o maior obstáculo para superar nas próximas décadas, já que o ritmo do aprendizado humano não está em sintonia com o desenvolvimento digital acelerado.

Por isso é importante o investimento em treinamento e capacitação das chamadas hard skills, habilidades técnicas e tecnológicas, seja pelo controle de uma ferramenta ou o conhecimento sobre metodologias específicas. Porém, algumas habilidades continuarão a ter um valor inegociável, seja para empresas ou para a vida. As chamadas soft skills, que englobam noções sociocomportamentais e de interação humana. Mais difíceis de serem analisadas por causa da subjetividade, podem estar associadas a aspectos de resiliência, comunicação, pensamento crítico, criatividade, entre outros.

Não obstante, as inner skills também têm ganhado protagonismo no ambiente corporativo. Embora se aproximem das soft skills pela subjetividade, elas diferem-se nas maneiras pelas quais um indivíduo pode explorar seu autoconhecimento. Algumas inner skills relevantes incluem: autoconsciência, desapego, concentração, responsabilidade e disciplina. Essas características intrapessoais são virtudes que podem ajudar na construção de uma carreira sólida.

No contexto dos avanços tecnológicos e da transformação digital, as inner skills são ainda mais relevantes. À medida que a inteligência artificial e a automação desempenham um papel cada vez maior nas empresas, os empreendedores precisam desenvolver essas habilidades interiores para se adaptar às mudanças, liderar equipes e tomar decisões éticas e informadas. Ser eficiente como empreendedor e líder, num mundo com todas as respostas à disposição, estará diretamente relacionado à capacidade humana de realizar as perguntas certas.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade